"Da Serra para a Fábrica" - Performance | Tertúlia | Exposição, 24 outubro, Castro Daire

Cruzamento disciplinar
"Da Serra para a Fábrica" - Performance | Tertúlia | Exposição, 24 outubro, Castro Daire

Imagem gráfica de espetáculo “Da serra para a fábrica” por Luís Costa

Sinopse:
A Binaural Nodar, o Município de Castro Daire através da sua Biblioteca Municipal e a Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa, anunciam o evento “DA SERRA PARA A FÁBRICA” que decorrerá no sábado 24 de outubro a partir das 17h na Biblioteca Municipal de Castro Daire, fazendo parte do projeto Europa Criativa “Where the city loses its name” (“Onde a cidade perde o seu nome”) que incluiu como parceiros principais a La Fundició (Catalunha, Espanha), a Binaural Nodar (Viseu Dão Lafões, Portugal) e a Fundatia AltArt (Cluj-Napoca, Roménia).

Este evento culmina 30 meses de trabalho criativo dedicados ao resgate e difusão de memórias de uma diáspora bem concreta: a do campo para a cidade, daquela de gente oriunda da serra do Montemuro, particularmente do concelho de Castro Daire no distrito de Viseu, que ao longo do século XX emigrou para a zona oriental de Lisboa, onde hoje se situa a freguesia de Marvila, para trabalhar em fábricas, armazéns, na estiva, em pequenas mercearias e em tantos outros mesteres. Estas famílias inicialmente viveram quase todas em bairros informais, autênticas aldeias beirãs na cidade e posteriormente rumaram para apartamentos, ou por via da sua associação a cooperativas de habitação como a do bairro da PRODAC, ou porque simplesmente conseguiram amealhar o suficiente para comprar uma casa mais condigna. Passaram décadas. Muitos ficaram, outros regressaram à terra, quase todos acabaram por formar uma condição intermédia: a de alfacinha beirfotosta, a partir de imagens de arquivo.

“DA SERRA PARA A FÁBRICA" consistirá em dois momentos complementares: 
-           Uma performance/tertúlia audiovisual e participativa com a presença de antigos habitantes castrenses em Marvila, com textos escritos e lidos por Luís Costa e com vídeo de Maile Colbert.
-           Uma exposição de objetos, fotografias, paisagens sonoras e registos audiovisuais, concebida por Luís Costa, Liliana Silva e Marta Carvalhal e que estará patente na Biblioteca Municipal de Castro Daire até final de novembro de 2020.

Agradecimentos à Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa pelo acolhimento de vários momentos de partilha do projeto, à Associação de Moradores do Bairro da PRODAC pela cedência de fotografias antigas do Bairro Chinês e do Bairro da PRODAC, à Fundação Calouste Gulbenkian, pela cedência de fotografias antigas da fábrica da Sociedade Nacional de Sabões e aos castrenses que habitaram ou habitam na zona de Marvila e que acederam a partilhar as suas memórias.

+ Sítio Internet do projeto europeu “Onde a cidade perde o seu nome”:
lafundicio.net/beyondformalcities

+ Documentos audiovisuais sobre emigração castrense para Marvila, incluídos no Arquivo Digital Memória sobre Rodas.
memoria-sobre-rodas.org/emigracao-castrense-em-marvila

+ Série de podcasts “Da Serra para a Fábrica” sobre emigração castrense em Marvila:
soundcloud.com/binauralmedia/sets/binaural-radio-rural

/
Ficha artística e técnica:
Texto original e desenho sonoro de Luís Costa
Conceção de espaço expositivo de Luís Costa, Liliana Silva e Marta Carvalhal
Vídeo de Maile Colbert
Com a participação de José Carneiro, Leonel Ribeiro e António Pereira

/
Informações sobre bilheteira:
Evento gratuito
Classificação etária:
M/6

/
Acessibilidade:
O evento garante o acesso a pessoas com deficiência, tendo em conta a acessibilidade do local e a informalidade do contexto de apresentação.

/
Contactos da entidade promotora:
Binaural – Associação Cultural de Nodar
Lafões Cult Lab
Rua do Seixo, Nº 5 - 3670-280 Vouzela | info@binauralmedia.org
www.binauralmedia.org

 

 


A Binaural - Associação Cultural de Nodar é uma estrutura artística apoiada pela República Portuguesa - Cultura /DGARTES