Concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, 8 novembro, Açores

Música
Concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, 8 novembro, Açores

Manuel Nageli on Unsplash

Os “Concertos por uma causa” estão de volta no próximo dia 8 de novembro, novamente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.
Este concerto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada que conta com a produção da Quadrivium - Associação Artística e com o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes e da Direção Regional da Cultura dos Açores.

Sinopse:
Este conjunto de eventos, que pretende chamar a atenção e angariar fundos para as obras de manutenção daquele que é o maior templo católico de Ponta Delgada, começaram em setembro, com o Arquinteto, e teve o seu seguimento em outubro, com a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada. Desta feita, é a vez da Sinfonietta de Ponta Delgada e esta convida a cravista italiana Cristiana Spadaro, intérprete ímpar no panorama musical açoriano, para um programa exclusivamente dedicado a compositores portugueses do século XVIII: Carlos Seixas e João Domingos Bomtempo.

Carlos Seixas foi um dos mais aclamados cravistas e compositores do século XVIII. Nascido em Coimbra, foi para Lisboa aos 16 anos para integrar a corte de D. João V, onde seria nomeado cravista e organista. Estima-se que compôs cerca de setecentas obras durante os seus 38 anos de vida, mas a esmagadora maioria perdeu-se no terramoto de 1755, em Lisboa. Ainda assim, chegaram aos dias de hoje uma panóplia de sonatas para cravo que integram o repertório canónico daquele instrumento. Além das sonatas, compõe também para orquestra, para coro e para diversos instrumentos solistas. Deste espólio que hoje nos chega, encontramos o Concerto para Cravo e Orquestra em Lá maior. Composto em Estilo Galante, revela uma sonoridade leve e bem-disposta, característica típica da música escrita naquela época para as cortes. Além disso, é uma obra que faz sobressair o lado mais virtuosístico do cravo, representando um verdadeiro desafio para o intérprete.
“Liberdade, igualdade, fraternidade” – é este o ar que se respirava em Paris e é onde Bomtempo inicia também uma carreira de sucesso, enquanto pianista. A simpatia de Bomtempo pela causa liberal e o seu muito provável envolvimento com a maçonaria terão certamente influenciado esta escolha, numa das mais proeminentes figuras da história da música em Portugal. A análise da sua obra dá-nos conta não só da sua proficiência pianística, mas testemunha também uma vasta cultura musical, não apenas no que diz respeito à tradição italiana, mas também perfeitamente integrado nos principais circuitos culturais europeus que tinham a Primeira Escola de Viena como o seu ex libris.
A Sinfonietta de Ponta Delgada estreia-se a tocar Bomtempo com uma das suas obras primas. Falando da sua Sinfonia nº1, que foi largamente aplaudida no Journal Général de la France e no Courrier de l’Europe, está escrita na luminosa tonalidade de Mi bemol maior e trata-se de um marco na história da música portuguesa por ser a primeira obra deste género escrita por um compositor português. Estilisticamente, Bomtempo começa por expressar na sua música a dedicação ao estilo clássico, mas sente-se que persegue mais os ideais do Romantismo musical. Arrisca sobretudo na forma, incorporando melodismos próximos da vocalidade, e busca uma originalidade que por vezes se ofusca na quantidade dos temas que introduz.

/
Ficha artística:
Sinfonietta de Ponta Delgada
Amâncio Cabral, direção musical
Cristiana Spadaro, cravo

/
Ficha técnica:
Produção Executiva | Ana Carvalho
Produção | Pedro Carvalho, Teresa Carvalho, Ana Vilela
Comunicação | Amadeu Resendes

/
Local, datas e horários de apresentação:
Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Ponta Delgada
Rua Prof. Luciano Mota Vieira s/n 9500-238 Ponta Delgada
8 de novembro de 2020, 21h

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre

/
Contactos da entidade promotora:
Quadrivium – Associação Artística
quadryvium@gmail.com
https://quadriviumaa.wixsite.com/quadrivium/