"Simplex - Ópera Cómica Multimédia", 7 novembro, Matosinhos

Música
"Simplex - Ópera Cómica Multimédia", 7 novembro, Matosinhos

© Pedro Sardinha

O Quarteto Contratempus apresenta "Simplex - Ópera Cómica Multimédia", uma coprodução com o Teatro Municipal do Porto, no dia 7 de novembro de 2020, às 21h30, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Matosinhos.

O Quarteto foi fundado em 2008 por Brenda Vidal, Crispim Luz, Susana Lima e Teresa Nunes, apresentando-se como uma formação composta por Soprano, Clarinete, Violoncelo e Piano. Dedica-se à interpretação e divulgação de música contemporânea, e à criação de Ópera Contemporânea Multimédia, tendo sido distinguido com o 3.º Prémio Nacional de Indústrias Criativas 2018 (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves), bem como com o Prémio BfK (promovido pela Agência de Inovação) pelo seu trabalho de criação no domínio da Ópera de Câmara Multimédia.  

"A formação pouco comum do Quarteto – Soprano, Clarinete, Violoncelo e Piano, representa a voz, os sopros, as cordas e a grande orquestra, apresentando assim a possibilidade de um amplo jogo de cores disponibilizado pelos timbres contrastantes dos instrumentos e tornando assim esta formação especial".

_
Sinopse:
(Pelo Quarteto Contratempus)
"Simplex - Ópera Cómica Multimédia"
Repórter Geneviève chega a Vila Velha do Pinheiro a meio do discurso fúnebre do presidente da junta, Amadeu Sobral – uma homenagem a uma personalidade local. A repórter aborda o presidente sobre os métodos revolucionários da junta – simplex. O autarca explica as virtualidades implantadas por ele, tão avançadas em termos tecnológicos para tão recôndita vila portuguesa. Tudo se deve à vinda de BJ, um americano que se rendeu aos encantos da serra e é adviser do presidente em todo o género de start-ups rurais e quejandos. O presidente convida a jornalista a conhecer a terra e os planos da autarquia. Geneviève vai-se rendendo aos encantos de V V do Pinheiro e a outros, que o coração não é de pedra. Telefonemas inoportunos, televisões avariadas, Cupidos confluem para uma cerimónia final. Viva o amor, viva o avanço tecnológico, viva Vila Velha do Pinheiro!

_
Ficha técnica e artística:
Libreto: Carlos Tê e José Topa
Composição: Telmo Marques
Encenação: António Durães
Intérpretes: Teresa Nunes (soprano) Miguel Leitão (tenor) Crispim Luz (clarinetista) Sérgio de A (pianista) Susana Lima (violoncelista)
Direção técnica e desenho e operação de luz: Mariana Figueroa
Desenho e operação de som: André Leite
Conceção do projeto de ilustração: Sara Feio
Animação e mapeamento da cenografia digital: Hugo Mesquita
Figurinista: Rita Sá
Costureira: Cristina Miranda
Construção e montagem das Estruturas Cénicas: Américo Castanheira I TUDO FAÇO I, Hélder Mota
Produção em circulação: Tatiana Rocha
Divulgação: Joana de Belém
Teasers e imagem gráfica: Hugo Mesquita
Apoio à conceção de grafismo de materiais de divulgação: Cátia Lima
Registo vídeo e fotográfico: Luísa Freixo e Marta Figueroa

_
Mais informações
www.quartetocontratempus.com

 

 

 

_
O Quarteto Contratempus é apoiado pela DGARTES.