Mil Pássaros, instalação da Companhia de Música Teatral, 9 dezembro, Lisboa [inauguração via zoom]

Cruzamento disciplinar
Mil Pássaros, instalação da Companhia de Música Teatral, 9 dezembro, Lisboa [inauguração via zoom]

CMT

Às 19 horas de Lisboa do dia 9 de dezembro de 2020 abre-se a janela para Mil Pássaros da Capital Verde Europeia 2020. No contexto actual, esta é uma boa alternativa para voar em tempo real até à Praça do Município em Lisboa.

Sinopse:
Mil Pássaros, instalação da Companhia de Música Teatral, é uma “luz de presença” para quem passar junto à Loja da Lisboa Capital Verde Europeia, na Praça do Município entre 9 a 20 de dezembro de 2020, depois do pôr-do-sol. Pelas 19h30 pode-se ouvir “Boa Noite!” e escutar uma história, um poema ou uma canção. E quem estiver em casa, pode também acender essa “luz de presença”, acompanhando virtualmente em www.milpassaros.com. 
A instalação é o culminar de um trabalho iniciado ainda antes da pandemia e que tem vindo a envolver escolas e jardins de infância, museus, bibliotecas e famílias. Ao longo deste tempo, entre outras sugestões, foi proposta a construção de orizuros. Um orizuro é um pássaro de papel, realizado de acordo com a arte do origami. Segundo a tradição japonesa, o pássaro é símbolo de paz e felicidade. E, diz-se, os desejos cumprem-se quando se fazem mil orizuros enquanto se pensa nesse mesmo desejo.
Centenas de crianças têm vindo a fazer nascer orizuros a partir dos seus dedos,  expressando os seus sonhos e a sua arte, ao mesmo tempo que tomam consciência da fragilidade do mundo em que vivemos. Estes pássaros de papel são a “base” de criação de um “eco-sistema” poético, de formas e sombras presentes na instalação Mil Pássaros. Mediada tecnologicamente, a instalação comporta-se como um “organismo colectivo” que “respira” e “canta” e “responde” à presença de quem passa. Um projeto participativo que convoca a força e a beleza de uma vontade coletiva no desejo comum de que tudo melhore.
 

/
Ficha técnica e artística:
Conceção: Companhia de Música Teatral
Direção artística: Paulo Maria Rodrigues
Performers: Mariana Vences, Gustavo Paixão, Inês Silva, Maria João Sousa, António Dente, 
Espaço cénico: Miguel Ferraz
Sistema Interactivo: Élio Moreira

/
Local, datas e horários:
A partir de 9 de Dezembro todos os dias depois do pôr-do-sol na Loja Capital Verde Europeia 2020 na Praça do Município em Lisboa. 
“Boa noite!”, todos os dias às 19:30, com a duração de uma história, um poema ou uma canção.
Apresentação: via zoom
O público pode visitar a instalação localmente (do exterior, na Praça do Municipio) ou preferencialmente online através das plataformas Zoom e Youtube Live que abrirão na janela https://milpassaros.com/uma-janela-para-mil-passaros/

/
Informação sobre bilheteira:
Gratuito, para todos.
Toda a família
Link directo: https://milpassaros.com/uma-janela-para-mil-passaros/ 

/
Contactos da entidade promotora:
Companhia de Música Teatral
https://milpassaros.com/

Lisboa Capital Verde Europeia 2020
https://lisboagreencapital2020.com/ 

 

 


A Companhia de Música Teatral é apoiada pela DGARTES