Companhia de Teatro de Almada acolhe "HOT TEA", pela GATO SA, 3 e 4 dezembro

Teatro
Companhia de Teatro de Almada acolhe "HOT TEA", pela GATO SA, 3 e 4 dezembro

Victor Horta

Hot Tea, criado a partir de cinco peças curtas de Harold Pinter, com dramaturgia e encenação de Mário Primo, é a proposta da GATO SA hoje e amanhâ, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada.

Sinopse:
Criado a partir das cinco peças curtas de Harold Pinter (1930-2008) A noite, Nova ordem mundial, É só isso, O candidato e Victoria Station, o espectáculo vive não apenas da genialidade dos diálogos escritos pelo poeta e dramaturgo a quem a Academia Sueca entregou o Prémio Nobel da Literatura em 2005, como também do papel desempenhado pela linguagem não verbal e pelos interstícios das palavras – acções, mas também palavras encadeadas de forma sucinta e rarefeita, entre silêncios ensurdecedores. Em todos estes dramoletes emerge um pensamento discursivo através do qual o autor mostra a inadequação da racionalidade para entender a falta de sentido da condição humana, da prepotência exercida sobre os indefesos, do absurdo do quotidiano e do vazio existencial.

Assentando naqueles que foram os grandes temas de Pinter – entre os quais se destacam as ilusões da comédia humana e a violência dos Estados sobre os indivíduos –, eis um punhado de histórias afinal tão actuais sobre gente comum, frágil, solitária, sitiada e oprimida. Com dramaturgia e encenação de Mário primo, limitam-se a expor a violência e o sofrimento humano em diferentes aspectos e realidades universais, pretéritas e contemporâneas, procurando interpelar o público através de um «universo de incertezas, contradições, mentiras, invenções». O Teatro do Absurdo a brilhar em toda a sua contemporaneidade, que nenhum novo paradigma parece conseguir beliscar, de tal forma a desesperança domina o Mundo. Vai uma chávena de chá quentinho?

/
Ficha artística e técnica:
Dramaturgia e encenação de Mário Primo
Intérpretes Patrícia Figueira, Raul Oliveira, Rogério Bruno e Tomás Porto
Desenho de luz Rui Senos
Cenografia João Calvário
Figurinos Helena Rosa
Música João Martinho
Fotografia Victor Horta
Carpintaria de cena Manuel Magalhães

/
Local, datas e horários de apresentação:
Teatro Municipal Joaquim Benite - Sala Experimental 
3 e 4 de dezembro de 2020, quinta e sexta, às 21h
1h20 / M/14

/
Contactos:
Companhia de Teatro de Almada
https://ctalmada.pt/hot-tea/