115 PROJETOS VÃO RECEBER APOIO DA DGARTES NOS DOMÍNIOS DA CIRCULAÇÃO NACIONAL, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

apoio às artes

A edição de 2020 do Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, nos domínios da circulação nacional, formação e investigação, vai apoiar 115 projetos, mais 84 do que em 2019. A verba disponível para este programa teve um aumento de 166% face ao ano anterior. Com candidaturas abertas entre 1 e 16 de outubro de 2020, foram admitidos 130 projetos, o que contrasta com as 45 candidaturas admitidas em 2019.

Todas as candidaturas consideradas elegíveis, de acordo com os requisitos formais deste programa, vão receber apoio. Assim, serão financiados 115 projetos, para um total de financiamento de 492 510,18 €, o que corresponde a uma taxa de execução de 97% do montante disponível. Relativamente ao montante a atribuir por candidatura, este corresponde ao valor solicitado pela entidade, situando-se entre os 500 e os 5 000 euros.

A maioria dos projetos apoiados são nas áreas das artes performativas (70% do total), seguindo-se a área de cruzamento disciplinar (17%) e as artes visuais (13%). A distribuição por área artística é a que se apresenta no Gráfico 1, onde é possível destacar o peso da Música e do Teatro, que representam 56% do total de projetos financiados.

Gráfico 1

DISTRIBUIÇÃO DOS PROJETOS APOIADOS POR ÁREA ARTÍSTICA (EM N.º)

Fonte: DGARTES, Plataforma de Gestão de Apoios às Artes.

Os projetos apoiados serão desenvolvidos em território nacional e internacional, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, sendo que em território internacional deverão circunscrever-se à participação em ações de formação, conferências ou eventos similares.

Esta linha de apoio tem como principais objetivos contribuir para a diversidade da oferta artística no território nacional, valorizar e qualificar os profissionais das artes e incentivar a pesquisa e a  experimentação artísticas, como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento.

 

 

 

_

Mais informações:

Balcão Artes

 

 

 


Data de publicação: 04-12-2020


 

Imagem apresentação: