Encontro de Natal da Jovem Orquestra Portuguesa, 19 a 23 dezembro, Oeiras

Música
Encontro de Natal da Jovem Orquestra Portuguesa, 19 a 23 dezembro, Oeiras

Sinopse:
Num encontro repleto de desafios e estreias, a JOP celebra Beethoven e o seu extraordinário triplo concerto, com os solistas do Trio Da Caprio (que inclui os membros da JOP Francisco Esteves e Vasco Ferrão, assim como o pianista Manuel Prata - que assim realiza a sua estreia com esta obra) e uma primeira leitura da 4ª Sinfonia, repleta de desafios, cores e contrastes, reminiscências das luminosas sinfonias de Joseph Haydn. Ouviremos ainda (e finalmente!) a primeira audição em Portugal da 3ª Sinfonia de Louise Farrenc, figura fascinante do séc. XIX, lutadora pela igualdade e notável pianista e compositora. A música do nosso tempo acompanha sempre a JOP: desta vez, através do ímpeto, sons e palavras do criador Miguel Azguime (n. 1960) com Illuminations, uma fantasia mágica para orquestra de câmara.

PROGRAMA:
Miguel Azguime - Illuminations" (n. 1960)
Louise Farrenc - Sinfonia No. 3 op. 36 (1804–1875)
Beethoven - Concerto para Violino, Violoncelo e Piano em Dó Maior, Op. 56
Beethoven - Sinfonia No. 4 em Si bemol Maior, Op. 60

/
Direção Artística:
Este Encontro decorre sob a batuta do fundador da Jovem Orquestra Portuguesa, maestro Pedro Carneiro, prémio Gulbenkian Arte, convidado regularmente para dirigir orquestras como a Orquestra da Rádio Romena, Orquestra Sinfónica da Estónia entre outras. É maestro convidado no Round Top Festival, no Texas, EUA e no FEMUSC. Músico solista desde 1998, tocou nos 5 continentes com a Los Angeles Philharmonic, Seattle Symphony, Helsinki Philharmonic, Vienna Chamber Orchestra, Swedish Chamber Orchestra, Leipzig Radio Symphony, English Chamber Orchestra, São Paulo State Symphony, BBC National Orchestra de Wales, sob a batuta de Maestros tais como Gustavo Dudamel, Oliver Knussen, John Neschling, Christian Lindberg.

ARTISTAS CONVIDADOS (INTERNACIONALMENTE CONHECIDOS):
Pedro Lopes, Concertino da JOP desde 2012 co-fundador de projetos como Notas de Contacto e Professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e membro fundador do Trio do Desassossego. Para além de Portugal, apresentou-se já em concertos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Angola.
Vasken Fermanian, violinista, colaborador assíduo da JOP e de várias orquestras nacionais e internacionais é professor do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Luís Andrade, violoncelista, solista e Maestro, residente na The Netherlands Symphony Orchestra, com uma vasta experiência em música de câmara e como músico de orquestra, desde 2013 que desenvolve a sua atividade como maestro pelo mundo.
David Dias da Silva, clarinetista Membro dos ensembles “Made in Trio” e “Philon Trio”, é um dos clarinetistas português e canadiano mais promissor da sua geração. Distinguindo-se pela sua sensibilidade, David mantém uma agenda internacional como solista, em música de câmara e como músico de orquestra.

SESSÕES DE GAGA (CONSCIÊNCIA CORPORAL):
Natalia Vik, trabalhou como bailarina e professora de dança na Noruega, Dinamarca e Israel. Em 2012 recebeu o seu certificado de Gaga. Desde essa altura dá aulas de Gaga em vários países, da América à Europa. Faz parte do grupo TNUDA, uma colaboração entre bailarinos e investigadores do Instituto Weizmann. Actualmente, dá aulas em Lisboa e em Setúbal.

Datas / horas:
20 Dez - 09h30
21 Dez - 09h30
22 Dez - 10h00
22 Dez - 10h00

PROFESSORES:
Pedro Lopes
Vasken Fermanian
Luís Andrade
David Dias da Silva

TERTÚLIAS:
19 dezembro - João Brites e Juliana Pinho - Teatro O Bando
20 dezembro - a definir - Ministra da Cultura ou Miguel Azguime
21 dezembro - Fernando Lobo, prof de guitarra de CRP / SFH

CONCERTOS - LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Local: Sociedade Filarmónica Humanitária / CRP
Data: 22 dezembro 2020
Horário: 21H
Programa: “Illuminations", Miguel Azguime (n. 1960)
Sinfonia No. 3 op. 36, Louise Farrenc (1804–1875)

Local: Sociedade Filarmónica Humanitária / CRP
Data: 23 dezembro 2020
Horário: 21H
Programa: Concerto para Violino, Violoncelo e Piano em Dó Maior, Op. 56, Beethoven
Sinfonia No. 4 em Si bemol Maior, Op. 60, Beethoven

Av. Dr. Juiz José Celestino Ataz 27
2950-208 Palmela
TEL: 21 235 0235

/
Ficha técnica:
Direção Artística: Pedro Carneiro
Direção Executiva: Alexandre Dias
Diretora de Projetos e Inovação: Teresa Simas
Consultor: José Augusto Carneiro
Produção: Madalena Branco, Gabriel Lapas 
Gestor de Comunidade: André Butler
Fotografia: Bruno Vicente

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre

/
Contactos da entidade promotora: 
Orquestra de Câmara Portuguesa
Rua Almeida Garrett 21, 2795-012 Linda-a-Velha
 214 180 785 / produção@ocp.org.pt / www.ocp.org.pt