Inauguração da exposição “Posto na Terra”, de Henrique Neves, 7 janeiro, Zaratan, Lisboa

Artes visuais
Inauguração da exposição “Posto na Terra”, de Henrique Neves, 7 janeiro, Zaratan, Lisboa

“Posto na Terra”, Henrique Neves (2020), foto: Gui Morelli

Sinopse:
A Zaratan tem o prazer de apresentar “Posto na Terra”, uma exposição individual de Henrique Neves que nos últimos anos tem vindo a explorar uma série de processos e referências pictóricas.
A partir da criação de marcas e de sistemas rítmicos em telas descartadas e têxteis usados, as suas pinturas configuram-se em campos abstratos ou "paisagens", que abraçam dúvidas, falhas e vulnerabilidades, e que se materializam em superfícies coloridas e obras tridimensionais. Os trabalhos apresentados escondem uma prática de citação subtil de obras de artistas abstratos, muitas delas contendo dimensões sociais e políticas que são frequentemente olvidadas. McArthur Binnon, Sam Gilliam, Simon Hatai, entre outros, estão aqui presentes. Uma presença essa que ressoa oblíqua e ambígua: uma cor, uma pincelada aqui, a direção de uma marca, um rasgão ali, um rabisco, uma palavra no título.
Estas referências acentuam as camadas pessoais e culturais da exposição, onde a poética do artista ressoa no imaginário doutros autores. No pano de fundo, transparecem assim questões relativas a efemeridade, a aniquilação e a morte, mas também a cor e a forma.

Bio
Henrique Neves vive e trabalha em Lisboa. Cursou o Programa Independente de Estudos da Maumaus, em Lisboa, e obteve um mestrado em História da Arte na Goldsmiths, em Londres. Expôs em Portugal ( MUHNAC- Museu de História Natural e da Ciência, Galeria Foco, Bienal De Cerveira Casa70 Lisboa, entre outros) no Reino Unido ( Belfast e St Leonards), em França (Versalhes, Festival PDF) , em Berlim (Trace Projects) e em Lahore. Há vários anos trabalha como assistente do coreógrafo Jérôme Bel. Está representado em diversas coleções públicas e privadas, entre as quais se evidenciam a Fundação Bienal de Cerveira (Cerveira) e a Bilblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa). Em situações diversas foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da DGArtes Ministério da Cultura.
Finalista do prémio MAC International no Metropolitan Art Center em Belfast (2016) e selecionado para o Portuguese Emerging Art (PEA) green edition (2020). Ainda em 2020 foi seleccionado para o prémio “A Arte Cegou ao Colombo”, cuja exposição acontece em Janeiro 2021 no Museu Berardo. [ www.henriqueneves.com ]

/
Ficha artística e técnica:
Direcção Artística: Gemma Noris e José Chaves Produção: Zaratan
Assessoria de Imprensa: João Chaves
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

/
Local, datas e horários:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432-434. Lisboa 
ABERTO | 7 Jan – 27 Fev 2021, de Quinta a Domingo, das 16h às 20h 
VISITA GUIADA | 6 Fev, às 18h

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada gratuita*
[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.]

/
Entidade promotora:
Zaratan – Arte Contemporânea
Rua de São Bento 432-434. 1250-221 Lisboa
info@zaratan.pt | www.zaratan.pt | (+351) 967580235