IO, de Né Barros (Balleteatro), 23 e 24 janeiro 2021, online

Dança
IO, de Né Barros (Balleteatro), 23 e 24 janeiro 2021, online

© Pedro Figueiredo (Balleteatro)

O Balleteatro apresenta online “IO - Paisagens, Máquinas e Animais”, de Né Barros, com música de José Alberto Gomes, nos dias 23 e 24 de janeiro, no âmbito do 89.º aniversário do Rivoli Teatro Municipal do Porto.

SINOPSE

(Pelo Balleteatro)

Os corpos de resistência e de paixão, de liberdade e de morte, os corpos em IO são máquinas, paisagens e animais de guerra e de paz. Paisagens, Máquinas e Animais é também título de uma série de futuros projetos. IO, uma das quatro grandes luas de Júpiter que, apesar de estar localizada numa região gélida, caracteriza-se por ser o local com maior atividade vulcânica do Sistema Solar. Foi este ambiente de extremos que inspirou o disco e a peça coreográfica. Partindo da manipulação e desconstrução do timbre rico e hipnótico do saxofone barítono, esta longa duração é uma obra de um só fôlego, paciente, de inúmeras camadas, assumidamente influenciado pelo universo da ficção científica e fortemente marcado pelos tons introspetivos sempre presentes no percurso de BlacKoyote.

A adaptação que será realizada para a intervenção no Teatro Municipal Rivoli no âmbito do seu aniversário, deverá manter este tipo de tensão e de contrastes, mas ao mesmo tempo abrir-se a novas reescritas desta peça, tirando partido do lugar de apresentação em que se insere.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção e coreografia: Né Barros
Música: José Alberto Gomes
Assistência: Flávio Rodrigues
Intérpretes: Beatriz Valentim e Bruno Senune
Saxofonista: Henrique Portovedo
Desenho de luz: José Álvaro Correia
Figurinos e dispositivo cénico: Flávio Rodrigues
Produtora executiva: Lucinda Gomes
Apoio: Residência Artística Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
Produção: Balleteatro
Apoio: Coliseu do Porto Ageas

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

23 e 24 de janeiro de 2021
Apresentação Online
89.º aniversário Rivoli Teatro Municipal 

MAIS INFORMAÇÕES

balleteatro.pt

© Pedro Figueiredo // balleteatro