DGARTES financia todos os projetos elegíveis ao Programa Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística

apoio às artes
Apoio às Artes

"O Aqui" (2017) . © Vo'Arte / CiM – Companhia de Dança

Já são conhecidos os resultados finais (decisão final) do Programa Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística, aberto pela DGARTES em novembro de 2020, com um montante global disponível de 120 mil euros. Nesta linha de apoio, são financiados 8 projetos, número que corresponde ao total de candidaturas elegíveis: 4 na área de teatro, 3 de cruzamento disciplinar e 1 de dança, para um montante financeiro global de 87.780,02 €, total do apoio solicitado pelas 8 entidades elegíveis.  

Estes projetos, a implementar até ao final deste ano, deverão contribuir para a captação, sensibilização e qualificação de públicos diversificados, integrando ações de promoção, proximidade e acessibilidade.

O Programa Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística tem como principais objetivos garantir o acesso a pessoas com deficiência e/ou S/surdas à oferta artística em diferentes espaços de apresentação, promovendo a inclusão de serviços de acessibilidade (interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas, entre outros) nas criações desenvolvidas pelas estruturas artísticas portuguesas.

Destaca-se, no contexto desta linha de apoio, a parceria com a Acesso Cultura, uma associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. A sua atividade, que inclui projetos de investigação, formação, divulgação, consultoria técnica em espaços culturais e cooperação com organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tem contribuído de forma decisiva para colocar este tema no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural e artístico. 

Estes resultados finais (decisão final), confirmam os resultados provisórios (projeto de decisão) divulgados no dia 29 de dezembro de 2020.

 

RESULTADOS FINAIS

Consulte os Resutados Finais
 

Imagem apresentação: