DGARTES financia 10 projetos de artistas com deficiência

apoio às artes
Programa de Apoio Arte sem Limites

"O Aqui" (2017) . © Vo'Arte / CiM – Companhia de Dança [imagem editada]

Já são conhecidos os resultados provisórios do Programa Arte sem Limites - Criação, aberto pela DGARTES a 22 de outubro de 2020.

Nesta linha de apoio, serão financiados 10 projetos: 4 na área de cruzamento disciplinar, 2 na área de dança, 2 na área de teatro, 1 na área de artes plásticas e 1 na área de novos media.

Inicialmente com um montante global de 180 mil euros, este programa foi entretanto abrangido por um reforço financeiro da dotação disponível, que se traduziu num montante final de 244.414,71 €.

O Programa de Apoio em Parceria: Arte sem limites - Criação tem como principais objetivos promover a prática profissional de artistas com deficiência e/ou S/surdos, enquanto criadores, intérpretes ou executantes de obras, fomentar a diversidade no panorama artístico nacional e incentivar o surgimento de projetos liderados por estes artistas.

A implementar até ao final de 2021, os projetos apoiados integram na sua equipa artística, profissional/ais com deficiência e/ou S/surdos; promovem boas práticas de acessibilidade e valorizam a dimensão educativa, a pesquisa e a experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento. Contribuem, ainda, para a captação, sensibilização e qualificação de públicos diversificados, integrando ações de promoção, proximidade e acessibilidade.

Destaca-se, no contexto desta linha de apoio, a parceria com a Acesso Cultura, uma associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. A sua atividade, que inclui projetos de investigação, formação, divulgação, consultoria técnica em espaços culturais e cooperação com organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tem contribuído de forma decisiva para colocar este tema no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural e artístico.

A fase de audiência de interessados decorre a partir de hoje até ao dia 10 de fevereiro de 2021.

 

 


Data de publicação: 27-01-2021


 

 

 

Imagem apresentação: