“Prata da Casa”, pela Número – Arte e Cultura, 29 janeiro a 13 março 2021

Fotografia
“Prata da Casa”, pela Número – Arte e Cultura, 29 janeiro a 13 março 2021

"# Iha Uma" (Rua de Timor, Lisboa) / Projeto Prata da Casa . Autora: Claudia Fischer

“Prata da Casa” é uma exposição de cartazes artísticos em expositores, montras de cafés, lojas e galerias do Bairro das Colónias, em Lisboa. Com direção de Nuno Aníbal Figueiredo (Associação Número – Arte e Cultura), este projeto expositivo e editorial está patente de 29 de janeiro a 13 de março de 2021.

 


SINOPSE

(Pela Associação Número – Arte e Cultura)

Imagens ao Postigo

Em tempos de confinamento obrigatório, PRATA DA CASA interpela as pessoas nas suas curtas e rápidas incursões à rua, mostrando, através dos vidros, as imagens concebidas por um coletivo de artistas. Com a ideia de comunidade em fundo, um retrato das gentes e do território de uma parte da cidade, nos Anjos, freguesia de Arroios.

Este projeto expositivo e editorial de criação dispôs-se a abrir arquivos e álbuns de família, memórias que se interligam com as deste local de Lisboa. Daí nasce uma reflexão “fotográfica” sobre a história individual de cada um, em relação com a história coletiva e comunitária do (seu) bairro. Associado ao trabalho de (re)criação fotográfica do material de arquivo recolhido, soma-se o olhar contemporâneo, resultado do desafio colocado a vários fotógrafos e artistas.

Projeto de proximidade – uma proximidade ainda mais necessária face à urgência social criada pelo contexto pandémico –, PRATA DA CASA convoca a comunidade artística moradora no Bairro das Colónias, desafiando-a a trabalhar com a sua população heterogénea. Ao problema do isolamento, vieram somar-se outras preocupações, como a pressão imobiliária ou o abandono. Essas e outras questões cruzam-se com as reminiscências históricas do império colonial, sugeridas pela toponímia e por alguns traços arquitetónicos, mas sobretudo pela matriz social na base da construção do bairro em contraponto com o seu estado atual, entre o recente cosmopolitismo europeu e as novas vagas de migrantes de múltiplas nacionalidades.

PRATA DA CASA visa aproveitar a excelência dos criadores e artistas residentes, envolvendo-os na comunidade onde habitam, promovendo a coesão socio-territorial através da arte, fortalecida pelo conhecimento “do outro” e do território com ele partilhado. O projeto assume-se, assim, como um estímulo ao diálogo entre os habitantes, e destes com o próprio espaço em que habitam.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, sob direção artística de José Luís Neto, PRATA DA CASA conta com a participação de Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira e da XYZ Books/ A Ilha, parceira do projeto juntamente com a Antecâmara, a Duplex e a Passevite, entre outras estruturas locais.

As atividades integram vários locais e formas de apresentação, desde uma exposição em formato galerístico, prevista para meados de março, até à afixação de cartazes em diversos espaços públicos (ruas, mercados, montras de lojas e cafés, escolas) da zona Anjos-Arroios. Está ainda contemplado o formato online (www.bairroaoespelho.com), assim como uma edição em livro.

Trata-se da primeira fase de apresentação de um projeto que contempla ainda uma exposição em contexto galerístico (inauguração prevista para 13 de março em 3 espaços: Antecâmara, Duplex e Passevite) e edição em livro.

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística: José Luís Neto
Artistas participantes: Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, José Luís Neto, Luciana Fina, Pedro Loureiro, XYZ Books (Pedro Guimarães + Tiago Casanova)
Direção: Nuno Aníbal Figueiredo (Associação Número – Arte e Cultura)
Design: Joana Durães (XYZ Books)
Site: Ricardo Nunes (Ideias com Peso)
Direção Técnica: Rodrigo Bettencourt (Art Dispersion)

PRATA DA CASA tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de Emergência Social - Cultura e da Junta de Freguesia de Arroios.

 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

29 de janeiro a 13 de março de 2021
Montras de cafés, lojas e galerias do Bairro das Colónias (zona de Anjos-Arroios, em Lisboa)
www.bairroaoespelho.com
producao@bairroaoespelho.com

 


CONTACTOS 

Associação Número – Arte e Cultura
Rua da Guiné 2, r/c dto.
1170-173 Lisboa
T. +351 966 816 785
producao@interferencias.org

 


“Prata da Casa” é um projeto apoiado pela DGARTES.