DGARTES APOIA PROJETOS ARTÍSTICOS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL

apoio às artes

© P28 - Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) irá apoiar 19 projetos artísticos, no âmbito do Programa Arte e Saúde Mental. Este programa resultou de uma parceria com a associação P28 e tem como objetivo criar sinergias, através das artes, que contribuam para superar os desafios atualmente enfrentados pela área da saúde mental em Portugal, promovendo o combate à discriminação e ao estigma associados à doença mental.

Correspondendo a um investimento total de 295 mil euros, os projetos a apoiar inscrevem-se nas seguintes áreas artísticas: cruzamento disciplinar (sete projetos), teatro (cinco), artes plásticas (quatro), novos media (dois) e circo contemporâneo e artes de rua (um). Em relação aos domínios de atividade, os projetos contemplam a criação, a edição e a programação artística. Este apoio tem uma expressão nacional, estando todas as regiões do país representadas, com exceção do Algarve pelo facto de nenhuma entidade aí sediada ter tido uma candidatura com avaliação positiva por parte da Comissão de Apreciação.

Merece destaque, na implementação deste Programa, a parceria com a P28 - Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico, uma associação sem fins lucrativos que se tem dedicado a projetos sobre o impacto da arte na doença mental. Esta associação conta com um historial de duas décadas de atividade curatorial, de programação e de ensino artístico no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Os seus fundadores são responsáveis pelo projeto "Manicómio", iniciado em março de 2019 com o objetivo de incentivar a empregabilidade dos doentes e promover a sua inclusão social.

As entidades candidatas a esta linha de apoio foram hoje notificadas do projeto de decisão (resultados provisórios), seguindo-se, nos próximos 10 dias úteis, a fase de audiência de interessados. O Programa Arte e Saúde Mental abriu em outubro de 2020, devendo os projetos ser executados até ao final do corrente ano (31 de dezembro de 2021).

 

 

 


Data de publicação: 09-02-2020


 

 

 

 

Imagem apresentação: