Exposição "Prata da Casa", pela Número – Arte e Cultura, até 30 de abril em 4 Galerias, Lisboa

Fotografia
Exposição "Prata da Casa", pela Número – Arte e Cultura, até 30 de abril em 4 Galerias, Lisboa

Cidade em Transe (cartaz de Luciana Fina) / Projeto Prata da Casa / Fotografia de Rodrigo Bettencourt

A Número – Arte e Cultura apresenta a exposição-circuito "Prata da Casa", exposta em quatro galerias da zona dos Anjos, em Lisboa, até 30 de abril.


PRATA DA CASA

(Pela Número – Arte e Cultura)

Durante o mês de abril pode finalmente visitar os espaços Antecâmara, Duplex, Passevite e a Galeria da sede da Junta de Freguesia de Arroios e descobrir os trabalhos que um coletivo de artistas residente nesta zona da cidade desenvolveu em torno do território e da comunidade onde vivem.

Depois da exposição de cartazes espalhados por várias montras das ruas do Bairro das Colónias durante os últimos meses de confinamento – conjunto de imagens que pode ser agora revisto na Galeria da JFA –, um grupo de artistas maioritariamente constituído por fotógrafos apresenta desta vez em contexto galerístico o projeto que é também sobre a urgência de viver em comunidade.

Claudia Fischer expõe na galeria Passevite Iha Uma, que em tétum exprime "em casa". O trabalho desta artista de origem alemã está focado na rua de Timor, local onde reside, como pretexto para uma reflexão sobre a toponímia e as origens do bairro e o que significa ser ali hoje morador.

Na Antecâmara encontra-se Daniel Malhão com Folksongs and Footnotes, um levantamento impressivo de pormenores arquitetónicos e urbanísticos do edificado situado entre o Largo do Leão e o do Intendente, o Miradouro do Monte Agudo e a Estefânia, coordenadas que estabelecem os limites do horizonte e escala geográficos de PRATA DA CASA.

A Duplex Air concentra a maioria dos artistas participantes, num retrato polifónico destas gentes e do seu território. José Luís Neto estabelece um paralelismo em Espelho de Prata entre os andaimes e telas de proteção de edifícios em obras (estruturas omnipresentes numa cidade em transformação) e a película fotográfica, num projeto autoral onde as noções de suporte, fixação e ruína surgem sobre-expostas.

Isabel Aboim Inglez capta à mesma hora no processo que conduziu a Hiato vários fragmentos temporais. A imagem de uma paisagem que permanece e se transforma diariamente, em contraponto à ideia de um fluxo aéreo de passageiros que agora se mantém suspenso.

A mesma ideia de ameaça paira quer em Bairro, de Pedro Loureiro, onde lojistas de várias nacionalidades surgem retratados nos seus pequenos negócios de proximidade enquanto aguardam por melhores dias, quer em Sequência para um filme entre o bem e o mal, de Luciana Fina. Neste filme a negro, a palavra exibe e denúncia o cerco montado à população residente pelos grandes fundos imobiliários.

Outros retratos surgem pela mão de Rui Viana Pereira, pondo à escuta em Lisboa Canora o lado impercetível de uma cidade confinada, permitindo uma outra atenção aos sons e ruídos quotidianos e a uma paisagem sonora que ignorávamos como urbana.

O trabalho de Pedro Guimarães da XYZ Books, estrutura sediada no Bairro das Colónias, é um exercício de apropriação da memória. A partir de slides, negativos e fotografias resgatados de pilhas de lixo no seu entorno, Sonho de Lúcia constrói uma ficção que sendo atravessada por gente anónima vive assombrada pela herança de um passado intimamente ligado às suas origens e ao trauma da Guerra Colonial.

Promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, sob direção artística de José Luís Neto e direção de produção de Nuno Aníbal Figueiredo, PRATA DA CASA tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa – Fundo de Emergência Social – Cultura e da Junta de Freguesia de Arroios. 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: José Luís Neto
Artistas participantes: Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, José Luís Neto, Luciana Fina, Pedro Loureiro, XYZ Books (Pedro Guimarães)
Direção: Nuno Aníbal Figueiredo (Associação Número – Arte e Cultura)
Montagem: Rodrigo Bettencourt (Art Dispersion)
Design: Joana Durães (XYZ Books)
Site: Ricardo Nunes (Ideias com Peso)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Duplex Air - 5 a 17 de abril
(Isabel Aboim Inglez, José Luís Neto, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira, XYZ Books/ Pedro Guimarães)
Seg. a Sex.: 14h - 20h
Sáb. e Dom.: 09h - 13h
visitas noutros horários por marcação
Rua Angelina Vidal 31C
966816785 / hello@duplexair.com

Passevite - 5 a 30 de abril
(Claudia Fischer)
visitas por marcação
Rua Maria da Fonte 54A
918753471 / diz@passevite.net

Antecâmara - 5 a 30 de abril
(Daniel Malhão)
Seg. a Sex.: 09h - 19h
Rua de Cabo Verde 17A
213420605 / mail@antecamara-galeria.pt

Galeria da Junta de Freguesia de Arroios - 5 a 30 de abril
(Cartazes Prata da Casa)
Seg. a Sex.: 09h - 17h
Largo do Intendente Pina Manique 40-42
218160970 / geral@jfarroios.pt


BILHETEIRA

Gratuito


MAIS INFORMAÇÕES

www.bairroaoespelho.com


 

 

 

Prata da Casa / Espelho de Prata é um projeto apoiado pela DGARTES (Programa de Apoio a Projetos 2020 - Criação e Edição).