"The Cookout: Guess Who's Coming to Dinner”, 22 a 25 abril, Zaratan, Lisboa

Artes visuais
"The Cookout: Guess Who's Coming to Dinner”, 22 a 25 abril, Zaratan, Lisboa

“Fruithead”, The Incredible, Edible, Akynos (2020)

A Zaratan – Arte Contemporânea inaugura a exposição performativa "The Cookout: Guess Who's Coming to Dinner”, no dia 22 de abril, às 16h, na Rua de São Bento, Lisboa. A entrada é gratuita.


SINOPSE

(Pela Zaratan – Arte Contemporânea)

"The Cookout: Guess Who's Coming to Dinner” é uma exposição performativa de The Incredible, Edible, Akynos, artista nova iorquina sediada em Berlim atualmente em residência na Zaratan.

O consumo inconsciente do corpo negro veio às custas de figuras como Hottentot, Henrietta Lacks e Nat Turner. A história do colonialismo exalta a extração da suculência da pele escura, reprimindo a influência que a cultura africana têm nos nossos apetites culinários, artísticos e sociais. Do desporto à moda, à arte, a mercantilização da negritude consome o nosso ser e repete-se num ciclo sem fim.

“The Cookout: Guess Who's Coming To Dinner” é uma reiteração de um primeiro projeto apresentado em Berlim em 2020, onde a artista explora temas relacionados à comida e os seus cruzamentos com as experiências negras sobre as políticas de raça, da imigração, de classe. Este trabalho tornou-se a base do seu mestrado no Goddard College (Vermont), onde desenvolveu a tese “The Greatest Revenge”, que documenta as suas viagens pelos quatro continentes a procura de um novo começo através da romantização da relação entre comida e arte.

Nesta exposição, a comida é incorporada numa experiência sensorial revelando o consumo dos corpos nus dos negros. Como um pacote de açúcar que já valeu mais do que ouro e agora custa apenas alguns centavos, “Guess Who's Coming To Dinner” foca-se no papel fundamental, porém desvalorizado, dos negros em todos os reinos da existência.

O público será exposto a uma experiência imersiva que inclui uma instalação de luz, som, imagens e alimentos criados a partir da experiência negra transatlântica preparados pelas mãos da artista. Neste cardápio cuidadosamente elaborado estarão frango ao curry, 'maccaroni and cheese', 'cornbread” e corpos negros.

Os participantes são encorajados a confirmar a sua presença para aumentar as suas chances de desfrutar das criações comestíveis.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística: Gemma Noris
Produção: Zaratan
Assessoria de Imprensa: João Chaves
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Jan Evangelista Purkyne University In Usti Nad Labem (República Checa)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Zaratan – Arte Contemporânea
Rua de São Bento 432-434
1250-221 Lisboa
info@zaratan.pt 
(+351) 967580235

Horário: 22 a 25 de abril de 2021 
De quinta-feira a sexta, das 16h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 12h.


BILHETEIRA

Entrada gratuita*
[*No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no
respeito das normas de higiene e segurança.]


MAIS INFORMAÇÕES

www.zaratan.pt