Companhia Olga Roriz assinala o Dia Internacional da Dança com "Autópsia", "A Casa" e "Terra", 29 abril

Dança
Companhia Olga Roriz assinala o Dia Internacional da Dança com "Autópsia", "A Casa" e "Terra", 29 abril

"Autópsia" . © Companhia Olga Roriz 

A Companhia Olga Roriz assinala o Dia Internacional da Dança (29 de abril) com a apresentação do espetáculo "Autópsia" no Centro Cultural Malaposta, Olivelas, e ainda com a estreia online da curta-metragem "A Casa", na Cidade Digital do Centro Cultural de Belém (dia 28 de abril, às 24h00) e a apresentação, também online, do excerto da peça "Terra", parte do repertório da FOR Dance Theatre.


PROGRAMA


Apresentação do espetáculo "Autópsia" no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, no dia 29 de abril de 2021, às 20h30, inserido no “Ciclo Território Dança”

Bilhetes: malaposta.bol.pt
 


Estreia da curta-metragem "A Casa" com apresentação online na "Cidade Digital" do Centro Cultural de Belém, no dia 28, às 00h00)

A CASA
Um filme de Olga Roriz
Companhia Olga Roriz - 2021

Uma casa pode ser chamada como tal se não estiver ninguém lá dentro para a habitar? Uma casa aguarda corpos que a ocupem, que dela façam refúgio, prolongamento, pedaço de terra. 

Esta casa, já ali estava, herança de outros - mobiliário antigo, papéis de parede colados em cima uns dos outros. As casas, sobrevivem às pessoas. Talvez passem a ser museus, fósseis em larga escala, décor de cinema. 

Quisemos respeitar o que encontrámos e filmar o que acontecesse. Quatro dias, sete bailarinos e a pandemia a fazer o seu cerco à nossa volta, definhando os nossos movimentos no mundo. 

Lá dentro a coreografia tinha espaço e tinha eco, inscrevia-se nas paredes como na pele, a intimidade era ainda possível. 

Anfitriãs esperam os seus convidados, preparadas que estão para a festa - as festas são distrações, momentos de fantasia, lugar de erotismo e sedução. Cada um quer ver-se de perto, reconhecer-se, deixar-se ver pelos outros, de forma a sentirem que ainda são pessoas... 

Lá fora a floresta cresce, assombrações batem nas janelas agora mesmo. A casa ainda lá está. 

(Sara Carinhas)
21 fevereiro 2021

Trailer: https://vimeo.com/528221256/423a3ad2a9


Documentário "Autópsia: percurso de uma criação", na RTP2, às 23h.
Filme documental sobre o processo criativo de Autópsia, criação de 2019 da COR, onde se desvenda o processo de construção de uma linguagem coreográfica, génese das primeiras ideias até se estabelecer, através da coreografia, um significado, uma narrativa, um conceito. O espectador será levado a percorrer esse caminho, acompanhando os elementos que darão corpo a esse processo ao longo dos seus quatro meses de ensaios.

Trailer: https://bit.ly/3usx1aU


Apresentação online da disciplina de repertório da FOR Dance Theatre, cursos Integral e Modular 2020/2021, com o excerto da peça "Terra".

Link: https://www.facebook.com/ciaolgaroriz/
    


Imagem e edição: André de Campos


 

 

A Companhia Olga Roriz é apoiada pela DGARTES.