"A Praga em Guimarães", 7 a 9 maio, estreias, oficinas, mostras e conversas, pelo Teatro Praga

Cruzamento disciplinar
"A Praga em Guimarães", 7 a 9 maio, estreias, oficinas, mostras e conversas, pelo Teatro Praga

André Teodósio - Teatro Praga _© Carlos Pinto

Entre 7 e 9 de maio o Teatro Praga vai à cidade de Guimarães apresentar duas estreias, “MacBad” e “Info Maníaco” , uma oficina com José Maria Vieira Mendes e a apresentação do work in progress do filme “SuperNatural” .

PROGRAMA:

7 maio, sex | 17H00
CONVERSA COM A PRAGA EM GUIMARÃES 
Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) 
https://www.ciajg.pt/detail-eventos/2021.05.07-info-maniaco/ 
7 maio, sex | 19H30 
INFO MANÍACO de André Teodósio e José Maria Vieira Mendes 
Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) 
“Info Maníaco” é um one-man-show em que o humano se repensa enquanto entidade figurativa. Um ator em cena tanto fala dele mostrando tudo como mostra ser tudo menos ele! Como ponto de partida, uma publicação cheia de poemas, coreografias e receitas de poções mágicas, bem como uma espécie de glossário retrospetivo do trabalho do Teatro Praga. 
Seguindo uma desordem alfabética, André e. Teodósio ativará o conteúdo da publicação como se se tratasse de um manual de guerrilha para os tempos modernos. “Cara de croma” de Despertar da Primavera, uma canção para chorar do one-man-show do Pedro Penim “Israel”, fazer de alga da performance “( )”, convivem com karaoke, provérbios e danças estranhas. Uma apologia do estar-em-relação, “Info Maníaco” pensa em tudo para conseguir dar espaço. E no segredo, saberemos que nada sabemos mas que o Tudo sabe tudo sobre nós. 

8 maio, sáb | 10H-13H 
DICIONÁRIO com José Maria Vieira Mendes 
[oficina para jovens] 
Centro Cultural Vila Flôr 
https://www.ccvf.pt/detail-eventos/2021.05.08-dicionario/ 
A partir de “Dicionário”, texto dramático de sua autoria, José Maria Vieira Mendes orienta uma oficina em que os participantes leem a peça em conjunto e discutem-na, aproveitando a conversa para pensar o modo como lemos literatura dramática e como nos relacionamos com as temáticas sugeridas pelo texto. 
“Dicionário”, de José Maria Vieira Mendes, pretende reproduzir a experiência que não é só a de um jovem em crescimento, mas que perdura pela vida. Trata-se da experiência de ter de lidar com opiniões sobre o nosso estar, e de querer opinar sobre o estar dos outros. Max, protagonista silenciosa desta peça, irá encontrar-se e cruzar- se com pessoas que lhe vão propor outras formas de “entrar”, “sair”, “dançar”, “contar”, “fazer” ou “viver”, como se a vida fosse um dicionário e estar nela fosse uma tentativa de corresponder às definições. Mas se o objetivo é tentar domar e agarrar Max, o resultado será perdê-lo. 
8 maio, sáb | 10H 
MACBAD de Cláudia Jardim, Pedro Penim e Diogo Bento  
[estreia absoluta] 
Centro Cultural Vila Flôr 
https://www.ccvf.pt/detail-eventos/2021.05.06-macbad/#false
“MacBad” é o terceiro projeto de uma série de espetáculos do Teatro Praga dedicados aos mais novos, inspirados pelas obras-primas do dramaturgo inglês William Shakespeare. 
Desta vez, o Teatro Praga atira-se a uma das suas peças malditas, Macbeth, a “peça escocesa” que tem como características mais marcantes a presença de um trio de bruxas e as suas profecias, que o herói/vilão Macbeth (que no nosso título se chama MacBad, tornando-se assim no verdadeiro Bad Guy!) inevitavelmente cumprirá, mesmo quando a elas tenta escapar. 
O espetador/protagonista é assim um gamer que garante que a história chega ao fim. E para que este fim se cumpra, o espetáculo recorrerá a mecanismos inspirados em sistemas de jogos famosos de “interpretação de papéis” como Dungeons & Dragons e Game Centers. Serão assim vários jogos dentro do jogo e tudo convergirá para que as profecias, apesar de tudo, se realizem. 

9 maio, dom | 10H 
SUPERNATURAL de Teatro Praga & Jorge Jácome c/ a Cia. Dançando 
com a Diferença 
[screening work in progress] 
Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) 
https://www.ciajg.pt/detail-eventos/2021.05.09-supernatural/ 
“SuperNatural” é um filme performativo que fala e escuta, que interfere e procura quem está à sua frente. A sua vontade é a de sair da tela para ver e escutar quem o olha, mas também para ser cheirado e visto para lá do que se vê. Nisto é como a voz ou a razão, a estética ou a culinária humana, ou seja, é um modo de sair da prisão das contingências “naturais” focando a sua atenção na atividade da própria experiência. Há duas formas de lidar com o “natural”: recusá-lo ou expandi-lo. 
“SuperNatural” é a saída do corpo, de todos os corpos, sobretudo do próprio. É como um superpoder e neste movimento, concentra-se na imagem, uma existência sensível com a qual se pretende falar. É, por isso, que este filme performativo interpela e ambiciona ativar um efeito, um relaxamento hipotético, uma experiência sensorial para quem está fora da tela como se nela estivesse. 
CONVERSA: Conversa com André e. Teodósio, Jorge Jácome, Henrique Amoedo e José Maria Vieira Mendes. 

/
Locais e datas: 
OFICINA GUIMARÃES - Centro Cultural Vila Flor e Centro Internacional das Artes José de Guimarães
7 a 9 de Maio

/
Informação sobre bilheteira;
Os bilhetes para os espetáculos “MacBad” e “Info Maníaco” encontram-se à venda nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina – Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina – ou online em www.aoficina.pt e oficina.bol.pt.
m/6 

/
LINK PARA SITE: 
http://teatropraga.com/