AMARAMÁLIA 2020, pela CPBC, 16 Junho, Lagoa

Dança
AMARAMÁLIA 2020, pela CPBC, 16 Junho, Lagoa

© João Costa

SINOPSE

No centenário do nascimento de Amália Rodrigues, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) presta a sua homenagem à fadista cuja vida, carreira e voz passaram a confundir-se com o próprio País. «Os fados escolhidos foram enquadrados numa malha musical formada por uma colagem de diversas obras musicais que surgirão nos interstícios. Projecção imaginária, cerimónia obscura das vielas e tabernas de Lisboa – na sua penumbra habitada –, janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome. As flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade, ressurgem como a expressão de um sentimento de vida incerta.» (Vasco Wellenkamp)

Fundada em 1998 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, a CPBC foi criada como uma companhia de repertório contemporâneo original, na linha técnica e estética do Ballet Gulbenkian (extinto em 2005). Até ao presente, estreou mais de oitenta obras, apresentando-se em todo o País e também no estrangeiro.

Vasco Wellenkamp iniciou os estudos de dança em 1961 no histórico grupo Verde Gaio, ingressando no Ballet Gulbenkian em 1968 – onde mais tarde viria a ser coreógrafo residente e professor. Formou-se na Escola de Dança Contemporânea de Martha Graham, em Nova Iorque, aí frequentando também o Curso de Composição Coreográfica de Merce Cunningham. Professor de Dança Moderna da Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi distinguido com vários prémios, em Portugal e no estrangeiro. Foi condecorado em 1994 com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.


(Nova versão a partir das obras estreadas para o Ballet du Grand Théâtre de Genève, o Ballet doTeatro de Ópera de Zagreb, O Ballet Gulbenkian, O Iternationaal DansTheater da Holanda, O Ballet Da Ópera de Graz e da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo)

Coreografia: Vasco Wellenkamp
Consultor dramatúrgico: Daniel Gorjão
Música: Fados cantados por Amália Rodrigues
Cenografia: Luís Santos e Wilson Galvão
Assistente de cenografia: Samuel Garcia
Figurinos: Teresa Martins
Bailarinos: Carlos Silva, Francisco Ferreira, Ísis Magro
de Sá, Maria Mira, Miguel Santos, Ricardo Henriques, Rita
Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros, Beatriz
Mira.
Apoio ao espetáculo: Fundação Calouste Gulbenkian


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

16 de junho de 2022, às 19h. 

Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, Faro. 

Bilhetes: ticketline.pt


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


MAIS INFORMAÇÕES

www.cpbcontemporaneo.pt

 


A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo é apoiada pela DGARTES.