Exposição IN CONFLICT apresenta-se na Bienal de Arquitetura de Veneza

arquitetura
Pavilhão de Portugal / Arquitetura

José Campos

A Representação Oficial Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia já abriu as portas ao público no Palazzo Giustinian Lolin, da Fondazione Ugo e Olga Levi.

O Pavilhão de Portugal, comissariado pela Direção-Geral das Artes e com a curadoria dos depA architects, vai finalmente dar a conhecer o projeto expositivo 'IN CONFLICT' que se propõe analisar e debater a produção da arquitetura portuguesa nos primeiros 45 anos de democracia, numa perspetiva alargada, ancorada em sete processos mediáticos que trabalham a problemática do habitar nas suas dimensões física e social.

Devido às várias restrições associadas à pandemia e às proibições de viagens, que impediram várias representações nacionais de inaugurar oficialmente os seus pavilhões este mês de maio, a equipa de curadoria, em conjunto com a Direcção-Geral das Artes decidiram adiar a inauguração oficial do Pavilhão de Portugal, onde se incluíam vários eventos de debate e o lançamento do catálogo, para o próximo mês de setembro, em dias a confirmar oportunamente.

Ainda assim o Pavilhão de Portugal estará aberto, a quem o quiser visitar, a partir de amanhã, às 10h00, e até dia 21 de novembro.

De ressalvar ainda que Portugal faz parte integrante de uma Plataforma online coletiva, de âmbito internacional, criada inicialmente por um grupo de 6 países - Estônia, Suíça, Lituânia, Reino Unido, Luxemburgo e Finlândia, e que conta neste momento, com a presença de 21 países. Através desta plataforma, cada país pode disponibilizar e atualizar informação, agenda e ideias que considere importantes para divulgar o seu projeto expositivo. 

Para a Representação Oficial Portuguesa, assim como para os outros organizadores dos pavilhões nacionais, espera-se que este espaço de pavilhões digitais unidos sirva para dar a conhecer os seus projetos a um público que, por motivo da atual pandemia COVID-19, está impedido de viajar para Veneza em 2021. Esta plataforma fará parte do Arquivo Histórico de Arte Contemporânea (ASAC) de La Biennale di Venezia e conta com o apoio do Curador Geral Hashim Sarkis, que no seu entendimento, a visão subjacente à idealização desta plataforma online, se conecta de forma excelente com o conceito da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura, “How will we live together?”

Sendo assim, para além dos sites e redes oficiais, pode também acompanhar o programa do Pavilhão de Portugal durante os próximos 6 meses, aqui, na Biennale Pavilions online.

 

_
Contactos:
Pavilhão de Portugal - 17ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia
Palazzo Giustinian Lolin Fondazione Ugo e Olga Levi
San Marco 2893 I-30124 Veneza VE, Itália
(Próximo da Ponte Accademia)
Barco / ACCADEMIA Linhas: 1, 2 e N
Horário: 10:00 às 18:00 - 22 de maio a 21 de novembro
Fechado às segundas-feiras

_
Mais informações
https://www.inconflict.pt/

_
Redes sociais

https://www.instagram.com/dg.artes/ 
https://www.instagram.com/inconflict.pt/

https://www.facebook.com/DGArtes 
https://www.facebook.com/inconflict.pt

 

 

 

 

 

 


[Data de publicação: 21-05-2021]
 

 

 

Imagem apresentação: