Festival Arte(S)em Palco apresenta três concertos em junho, Reguengos de Monsaraz

Música
Festival Arte(S)em Palco apresenta três concertos em junho, Reguengos de Monsaraz

O Festival Arte(S)em Palco, no concelho de Reguengos de Monsaraz, apresenta em junho mais três concertos, inseridos na sua programação. Festival promovido pela Bolsa D’Originais – Associação Cultural, com o qpoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e do Município de Reguengos de Monsaraz, apoio Antena 2. No dia 12 de junho, no palco exterior da Casa do Cante, na localidade de Telheiro, sobe ao palco Guirimbadu, duo de guitarra clássica e marimba, por Eudoro Grade e Vasco Ramalho, obras de Villa-Lobos, Leo Brower, E. Séjourné e arranjos musicais de Pedro Louzeiro. Nos dias 19 e 20 de junho em Santo António do Baldio e Aldeia de Outeiro, apresenta-se o trio La Mar de La Musica, com música medieval de 3 culturas presentes na península ibérica, música árabe, cristã e sefardita; Joana Godinho na voz, Eduardo Ramos no alaúde árabe e Daniela Tomaz nas flautas históricas.

Programa
12 de junho – Guirimbadu: “sonoridade intemporal”, a mistura entre a marimba e a guitarra clássica resulta numa sonoridade intemporal e inconformista, numa identificação intimista de matriz africana e europeia, numa metamorfose de timbres e momentos que nos suspendem e surpreendem. O projeto “sonoridade intemporal” convoca-nos, então, para um reportório tanto de improvisações estruturantes como de motivos melódicos de inspiração étnica ou de “canções” temáticas voltadas para a construção de sons tradicionais, numa proposta de resgate de forte musicalidade contemporânea. Obras de leo brower, villa-lobos, e. Séjourné e pedro louzeiro.

19 e 20 de junho – Ensemble la Mar de la Musica: o programa evoca o património musical medieval de raiz mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região, tanto na música escrita como na tradição oral. O reportório procura evidenciar o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes na península ibérica até finais do séc. Xv, através de uma seleção de temas seculares e religiosos transversais à cultura cristã, árabe e sefardita, encontrados tanto em fontes escritas da época, como recolhidas por etnomusicólogos, e articuladas com o mestre eduardo ramos. Transversal a este espírito ecuménico é a devoção mariana e o culto do feminino, que encontramos desde os manuscritos das cantigas de santa maria de afonso x (1221-1284), passando pelo vilancico anónimo “senhora del mundo”, até ao célebre tema tradicional da beira-baixa “senhora do almurtão”. Esta viagem musical intercultural pretende contribuir para a criação de consciência histórica, na linha do trabalho do embaixador da união europeia para o diálogo intercultural e artista para a paz, jordi saval. 

/
Ficha artística e técnica:
12 de junho – Guirimbadu: 
Guitarra clássica: Eudoro Grade
Marimba e vibrafone: Vasco ramalho
19 e 20 de junho – La mar de la musica:
Voz: joana Godinho
Alaúde árabe: Eduardo Ramos
Flautas históricas: Daniela Tomaz

/
Entrada livre em todos os espetáculos

/
Mais informações em:
https://artesempalco.com
associacaobolsadoriginais@gmail.com