Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, 10 > 13 junho

Teatro
Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, 10 > 13 junho

O Teatro e Marionetas de Mandrágora promove o Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar, entre 10 e 13 de junho, no Auditório e Biblioteca Municipais de Gondomar e no Parque Urbano de Rio Tinto. A abrir o Encontro, “Pequeno Grande Céu”, da Companhia Ventoinha, é apresentado no Jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar, às 10h00.


SINOPSE

(Pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora)

“Ei! Marionetas promete animação ao ritmo de ‘dose dupla’ em Gondomar

O adágio “Não há fome que não dê em fartura!” parece estar em total conformidade com aquela que é considerada a edição 2020/2021 do “Ei! Marionetas – 6º + 7º Encontro de Internacional de Marionetas”, cujo arranque se fará no próximo dia 10 de junho, em Gondomar. Face ao contexto de pandemia em expansão no ano anterior, o evento promovido pela Companhia Marionetas de Mandrágora e apoiado pela Câmara Municipal de Gondomar, teve de ser cancelado. Contudo, a lógica da compensação acaba sempre por vingar, por isso o Ei! Marionetas assume este ano a dimensão de ‘dose dupla’: há muito teatro de cariz infanto-juvenil (para miúdos e também para graúdos) para ‘saborear’ de 10 a 13 de junho e de 1 a 4 de julho.

O programa diversificado de conteúdos no que tem para oferecer, contempla nas duas etapas cronológicas referenciadas, cerca de 30 espetáculos de rua e sala, oficinas, uma exposição, um debate online, três dias dedicados ao cinema de animação e dois projetos comunitários. A primeira etapa (10 a 13 de junho) é destinada a um público escolar e familiar e a segunda fase é uma aposta teatral em que as propostas vão mais de encontro às apetências dos adultos.
Na paleta de sugestões da presente edição do Ei! Marionetas a produção nacional assume total preponderância, uma vez que o habitual contingente de companhias internacionais está impedido de uma participação efectiva, decorrente dos efeitos da COVID 19 (em 2022 espera-se o regresso das companhias estrangeiras). Uma opção que faz todo sentido até porque uma parte muito significativa das estruturas nacionais de criação e produção artística estão mergulhadas numa crise quase sem precedentes e daí advém a lógica nesta aposta.

No capítulo da programação o pano abre a 10 de junho e o Ei! Marionetas arranca assim sob o signo do “Pequeno Grande Céu”, da Companhia Ventoinha, no Jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar, pelas 10h00 (para todos), o espectáculo repete no dia 13 de junho (às 10h e às 12h30). A exposição Freaks da autoria de Troy Hourie estará patente a partir da mesma hora, no mesmo local, mas desta feita no foyer. 

Ainda no Dia de Portugal decorrerá a inauguração da instalação “Mais Maior Grandes Dom Roberto”, a cargo das Marionetas de Mandrágora também no jardim (10h00 às 16h00 patente até ao fim do evento), e às 16h00 decorre a apresentação da peça “Olhos de Peixe”, pela companhia ZumZum, no Auditório Municipal de Gondomar (maiores de três anos).

O dia 11 de junho, sexta-feira, oferece ao público escolar “Paraíso”: um espetáculo que nasce do berço da instalação “Mais Maior Grande Dom Roberto”, através do qual o fantoche mais tradicional português ganha vida a partir de uma história. Decorre no Jardim da Biblioteca Municipal, às 10h00 e às 14h00, trata-se de uma criação das Marionetas de Mandrágora (maiores de 6 anos). “Desfile – A Lenda do Rio Tinto”, uma realização com a matriz de projecto comunitário a envolver os jovens do Centro Social de Soutelo Projet’arte e decorre ao longo das ruas da cidade a partir das 10h00 (para todos) e repete no dia 13, desta feita no Jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar, pelas 15h45.

A Urze Teatro traz ao Ei! Marionetas “Florival, o pequeno pastor”, a peça será apresentada no Auditório Municipal de Gondomar, às 14h00 (é para maiores de 6 anos) e apresenta a história de um menino curioso que vive em harmonia com a Natureza, acompanhado pelas ovelhas. Florival faz muitas perguntas sobre como será a cidade, um Cogumelo Sabichão vai dar-lhe todas as respostas. O convite nocturno destina-se aos interessados (público familiar) em conhecer “Fado Mimado”, um trabalho com a chancela D’Orfeu, que será apresentado no mesmo local, pelas 21h30 (maiores de 6). Em jeito de desafio às presenças, aqui fica: “Um palhaço mimado, não do mimo que lhe dão mas da mímica que ele faz.”

Sábado, 12 de junho, é dia de “Oficinas Zingarelhos”. A imagem em movimento ou imagem animada estará na ordem dos trabalhos, pela mão dos participantes e a cargo de Joana Nogueira, com sessões às 10h00/11h00/14h00 e 15h00 (maiores de 6 anos) a decorrerem na Biblioteca Municipal de Gondomar. Repete no dia 13 de junho, no mesmo horário e no mesmo local. “Papim Papa Palavras”, uma ideia posta em prática, melhor, posta em palco pela Fértil Cultural, será apresentada às 11h00 no Auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar. Talvez seja fácil gostar do Papim, “(…) esse monstro papão fora do vulgar, que em vez de assustar meninos, vem para lhes mostrar a magia das palavras existentes nas histórias”. 

Os “Irmãos Esferovite” resultam de uma criação da companhia Nuvem Voadora. Trata-se de um espectáculo com quatro palhaços que se divertem a satirizar o quotidiano, com música e ambiente circense à mistura, para ver às 16h00 no Jardim da Biblioteca Municipal de Gondomar (maiores de 3 anos). A sugestão para a noite passa pela versão de um clássico “King Kong”. A Alma de Arame será a companhia portadora do trabalho que se exibe através de um pequeno cenário e dois marionetistas. O mote temático faz-se à custa de um braço de ferro entre o poder da natureza (representada por um gorila gigante) e o poder do homem (maiores de 6 anos), a récita está marcada para as 21h00, no Auditório Municipal de Gondomar.

Para além da repetições dos espetáculos e das oficinas, bem como da possibilidade de ver a instalação e exposição, possibilidades já referidas, o dia 13 de junho tem como destaque a peça cujo teor ecológico adquire uma vertente lúdico-pedagógica intitulada “Platikus”. Ondina será a personagem central desta aventura que a Krisálida apresenta no Auditório Municipal de Gondomar a partir das 16h00 (maiores de 3)”.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Programação: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Parceiro: Câmara Municipal de Gondomar
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

10 a 13 de junho de 2021, Gondomar e Rio Tinto
Auditório Municipal de Gondomar, Biblioteca Municipal de Gondomar, Parque Urbano de Rio Tinto


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/3


MAIS INFORMAÇÕES

ei.marionetasmandragora.pt

 

 

 


O Teatro e Marionetas de Mandrágora é apoiado pela DGARTES.