Concerto Aduf&lectrónica, Miso Music Portugal, 14 e 15 junho, Lisboa

Música
Concerto Aduf&lectrónica, Miso Music Portugal, 14 e 15 junho, Lisboa

A Miso Music Portugal propõe, para os dias 14 e 15 de junho, um concerto de novas peças para adufe e electrónica: Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro, às 19h30, no O'culto da Ajuda (Lisboa) e também em live stream. O concerto integra o projeto "Formações & Intérpretes Extraordinários", apoiado pela DGARTES.


ADUF&LECTRÓNICA

"Este é um projecto que procura trazer o adufe para a tradição musical da música erudita.

Apesar de fazer parte do nosso imaginário colectivo como povo, mesmo fora das regiões de onde é autóctone, o adufe ficou circunscrito, salvo uma ou outra situação excepcional, à musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção.

A inclusão de electrónica, em particular de electrónica-em-tempo-real, surge de forma natural na exploração e descoberta das possibilidades do adufe e no seu tratamento, dentro de uma tradição musical onde a electrónica se foi desenvolvendo desde há já um século, tendo tido grande expansão nos últimos 50 anos e sendo hoje parte activa e integrante da prática e pensamento musical erudito. Permite também criar uma ligação com a história e tradição existente do adufe, através de registos fonográficos existentes e como ligação entre dois mundos musicais, que sendo ambos música, são díspares em muitos aspectos.

Propomos assim um projecto que tendo como objectivo final a apresentação em concerto de novas peças para adufe e electrónica, engloba não só a escrita e execução pública dessas mesmas peças, mas também todo um trabalho de experimentação e pesquisa, seja em estúdio, na relação entre compositor e instrumentista, seja no contacto directo com as adufeiras e grupos de adufeiras que têm mantido vivo o adufe e a sua tradição.

Dado o carácter inédito, investigativo e de work-in-progress do projecto, o trabalho tem sido desenvolvido desde 2019, em várias residências artísticas, momentos de estúdio e concertos.

(Miso Music Portugal)


 

MAIS INFORMAÇÕES

www.misomusic.me