Histórias Magnéticas apresentam o conto-concerto D.Quixote em Lisboa, 26 junho

Teatro
Histórias Magnéticas apresentam o conto-concerto D.Quixote em Lisboa, 26 junho

Frame do filme Solaris (1972) de Andrei Tarkovsky, onde se pode ver o livro D. Quixote de La Mancha aberto numa das ilustrações mais conhecidas de Gustave Doré

Sinopse:
Depois de Não se deixem enganar! Um conto panfletário de 2019, em abril, e de Um estranho barulho de asas, em maio, as Histórias Magnéticas estão de volta à Casa Fernando Pessoa, com mais um conto-concerto, com música original de Sérgio Pelágio. Dia 26 de junho, sábado, pelas 11h, a sessão é dedicada à obra maior de Miguel de Cervantes, na versão adaptada para crianças por Alice Vieira, O meu primeiro D. Quixote. 

Pela voz de Isabel Gaivão acompanhada à guitarra por Sérgio Pelágio, vamos conhecer as aventuras e desventuras deste bravo sonhador, personagem sem idade, que se deixa perder na ficção para melhor nos dar a ver a realidade.
A esta história segue-se uma oficina em que quem está na plateia é convidado a participar e ver nascer ideias criadas em conjunto. Para crianças dos 6 aos 10 anos e seus acompanhantes. 
Histórias Magnéticas é um projecto do músico Sérgio Pelágio dedicado à composição de bandas-sonoras para histórias infantis. Desde 2009, o projecto conta com interpretação ao vivo de Sérgio Pelágio (guitarra) e Isabel Gaivão (narração), e tem vindo a reunir um conjunto de histórias-concerto a partir de contos de diversos autores portugueses e estrangeiros, com circulação intensa por bibliotecas, escolas e centros culturais, em Portugal e além fronteiras, de Cabo Verde a Macau.

Sancho Pança - (…) Os ceptros e coroas dos imperadores de comédia nunca foram de oiro, mas de latão ou de lata.
D. Quixote - É verdade. Não tinha jeito que fossem coisas a valer estes avelórios que se usam no teatro. Tudo é para dar nas vistas e fingido como a própria comédia, mas, olha, é bom que gostes e mostres bom agrado não só aos autores de peças como aos que as representam. Contribuem para o bem público, pondo-nos a cada passo diante dos olhos um espelho em que se reflectem ao vivo os passos da vida humana. Como imagem do que somos e do que devíamos ser não há melhor. 
(Excerto de D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, tradução de Aquilino Ribeiro)

/
FICHA ARTÍSTICA:
Sérgio Pelágio – música orginal 
Isabel Gaivão – narração 
Sofia Afonso – direção de produção 

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Casa Fernando Pessoa, Lisboa
26 Junho 2021, 11h

/
INFORMAÇÃO SOBRE BILHETEIRA 
adultos/ 6 euros | crianças/ 4 euros (bilhetes à venda online)

/
CONTACTOS:
HTTP://HISTORIASMAGNETICAS.BLOGSPOT.COM/
@ashistoriasmagneticas