"Serviço Público – Poesia - Corte, Fragmento e Abreviatura", promovido pela Terceira Pessoa | 26 junho, Castelo Branco

Cruzamento disciplinar
"Serviço Público – Poesia - Corte, Fragmento e Abreviatura", promovido pela Terceira Pessoa | 26 junho, Castelo Branco

©Catia Santos

SERVIÇO PÚBLICO é um ciclo de conversas em torno da criação artística contemporânea promovido pela Terceira Pessoa. Em cada edição são convidados/as criadores ou criadoras para uma conversa informal e aberta ao diálogo com o público.
Depois das suas 5 primeiras edições, o projeto regressa para mais uma série de encontros entre artistas e públicos.
Nesta 6ª edição temos o prazer de contar com Miguel-Manso (poeta) e Marta Bernardes (poeta), que conversarão connosco em torno da ideia de Corte, Fragmento e Abreviatura na escrita de Miguel-Manso.

Miguel-Manso nasceu em Santarém em 1979. Viveu em Almeirim e em Lisboa. Hoje mora num lugar do concelho da Sertã. Estreou-se em 2008 com o livro Contra a Manhã Burra (edição do autor) e fez sair no mesmo ano Quando Escreve Descalça-se (edição Trama Livraria). Santo Súbito, de 2010 (edição do autor) pertence, como os anteriores, à colecção Os Carimbos de Gent, à qual acrescentou outros dois títulos em 2012: Ensinar o Caminho ao Diabo e Um Lugar a Menos (edições do autor). No mesmo ano publicou Aqui Podia Viver Gente, com ilustrações de Bárbara Assis Pacheco (Primeiro Passo). Em 2013 publicou Tojo: Poemas Escolhidos (Relógio D’Água) e Supremo 16/70 (Artefacto). Em 2015 fez sair Persianas (Tinta-da-china), em 2017 Rosto, Clareira e Desmaio (Douda Correria) e em 2018 Mortel (Do Lado Esquerdo). Em cinema escreveu, produziu e realizou, com João Manso, a longa-metragem Bibliografia (2013). Colaborou em teatro com a companhia Cão Solteiro e a encenadora Susana Vidal. Ganhou a 3ª edição do Prémios Novos, 2015, na categoria Literatura e o seu livro Persianas (Tinta-da-China, 2015) fez parte da short list dos prémios: Sociedade Portuguesa de Autores; Glória de Sant’anna; Pen Clube Português; Casino da Póvoa. O seu trabalho tem merecido atenção crítica nos principais periódicos de referência nacionais.

Marta Bernardes (Porto, 11 de Julho de 1983) é uma artista plástica, escritora e actriz portuguesa. É licenciada em Belas Artes pela Universidade do Porto. Aprofundou os seus estudos em artes visuais e multimédia na ESNBA de Paris e em 2008 obteve o mestrado em Psicanálise e Filosofia da Cultura na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid. Em 2014 lançou o livro de poemas Claviculária (Douda Correria) e em 2015 edita o livro Achamento (Do Lado Esquerdo) em colaboração com a poeta Catarina Nunes de Almeida e o livro infantil Barafunda (Caminho), em parceria com Afonso Cruz e José Cardoso.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Direção e Pesquisa_ Ana Gil e Nuno Leão
Convidados_ Miguel-Manso e Marta Bernardes
Vídeo e Fotografia_ Afonso Fontão, Tiago Moura
Design Comunicação_ Cátia Santos
Financiamento_ Direção-Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura Apoio_ Câmara Municipal de Castelo Branco, Fábrica da Criatividade de Castelo Branco
M/12

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Fábrica da Criatividade de Castelo Branco
26 Junho 2021, 17h00 às 19h00
 

/
LINK PARA SITE: 
http://www.terceirapessoa.pt/