Concerto Sinfonietta de Ponta Delgada e Diana Botelho Vieira, 26 junho, Açores

Música
Concerto Sinfonietta de Ponta Delgada e Diana Botelho Vieira, 26 junho, Açores

Diana Botelho Vieira / foto: Jérôme Arnouf

Descrição:
No próximo dia 26 de junho, a Sinfonietta de Ponta Delgada estará de regresso aos concertos presenciais, desta vez na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada. Com um programa dedicado a W. A. Mozart e F. Schubert, este concerto contará com a direção musical de Amâncio Cabral e com a estreia da pianista micaelense Diana Botelho Vieira à frente da Sinfonietta.
Entre 1773 e a sua morte, em 1791, Wolfgang Amadeus Mozart escreveu 23 Concertos para Piano e Orquestra. Não é novidade que, nos seus 35 anos de vida, Mozart deixou uma vasta produção musical que conta com mais de 600 títulos catalogados (sem contar com os manuscritos que se perderam ao longo dos anos). Contudo, não é por acaso que encontramos em todos os seus Concertos para Piano uma boa parte do repertório canónico para aquele instrumento. Isto dá-se precisamente porque Mozart explora o piano com um virtuosismo e brilhantismo ímpar, conferindo-lhe uma dimensão lírica inigualável. Como é hábito no compositor natural de Salzburgo, na Áustria, a expressividade e o dramatismo operático são traços comuns na esmagadora maioria das suas obras, e o Concerto para Piano K.414, que iremos escutar, não é exceção. Escrito na tonalidade de Lá maior – uma tonalidade especialmente próxima de Mozart devido aos ideais maçónicos -, este concerto tem três andamentos (Allegro, Andante, Allegretto) onde vemos todas as valências do piano florescerem. A interpretação estará a cargo da pianista açoriana Diana Botelho Vieira.
    
Natural de São Miguel, Açores, a pianista Diana Botelho Vieira tem-se apresentado em recitais em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra - Metropolitana e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts - Roosevelt University, e foi laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2, bem como é detentora do “Búzio Revelação” e “Prémio Cultura” dos jornais Expresso das 9 e Correio dos Açores, respetivamente.
Das nove sinfonias que Franz Schubert compôs, as primeiras seis eram destinadas a ser tocadas pela Orquestra da Capela Imperial, onde o compositor alemão era aluno. Talvez o facto desta orquestra ser formada por estudantes existe uma aparente simplicidade da Sinfonia nº3, quando comparada com outras obras da mesma época que apresentam uma maior complexidade. Schubert tinha apenas 19 anos quando terminou a esta sinfonia, contudo, a admiração que Schubert nutria por Mozart e Haydn é especialmente evidente nesta obra. Se por um lado esta sinfonia aparenta ter uma escrita com características simples e claras, por outro podemos encontrar na sua génese tanto o lirismo e a galantaria mozartiana, como a inovação retórica e harmónica de Haydn. Embora tenha sido escrita em 1815, a primeira execução completa da Sinfonia nº3 com público deu-se apenas em 1880, mais de 50 anos após a morte do compositor. Esta sinfonia é composta por 4 andamentos, no entanto, chama-se um especial destaque ao 2º andamento, um Allegretto que vem substituir o tradicional andamento lento que procede um 1º andamento mais rápido, à semelhança do que Ludwig van Beethoven tinha feito na sua Sinfonia nº7. Neste andamento, Schubert adota um tempo menos rápido e de caráter menos efusivo, recorrendo também a uma instrumentação mais reduzida. Segue o Minuetto, de caráter enérgico e cuja secção central – o Trio – está escrita ao estilo de uma valsa, e, por fim, o último andamento em forma de tarantela. 
Este concerto tem data marcada para o dia 26 de junho, às 21:30, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Ponta Delgada. É uma produção da Quadrivium - Associação Artística e conta o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura/Direção-Geral das Artes e da Direção Regional da Cultura dos Açores. A entrada é gratuita, estando sujeita à disponibilidade da ocupação total do local.

/
Ficha artística:
Sinfonietta de Ponta Delgada
Diana Botelho Vieira, piano
Amâncio Cabral, direção musical

/
Ficha técnica:
Produção Executiva | Ana Carvalho
Produção | Amâncio Cabral, Ana Vilela
Assistentes de Produção | Ana Oliveira, Catarina Raposo, Lívio Dias, Luís Viveiros, Miguel Oliveira, Pedro Carvalho
Comunicação | Amadeu Resendes

/
Locais, datas e horários de apresentação:
26 de junho de 2021, 21h30
Igreja do Colégio dos Jesuítas
R. de Sant'Anna 7, 9500-040 Ponta Delgada

/
Informação sobre bilheteira 
Entrada gratuita.

Diana Botelho Vieira. Fotografia: Jérôme Arnouf

/
Contactos:
Quadrivium – Associação Artística
quadryvium@gmail.com
https://quadriviumaa.wixsite.com/quadrivium/