Companhia Clara Andermatt estreia "O Canto do Cisne", 1 de julho, Teatro Camões - Lisboa

Dança
Companhia Clara Andermatt estreia "O Canto do Cisne", 1 de julho, Teatro Camões - Lisboa

Fotografia de ensaio: Hugo David, 2021 © CNB

"O Canto do Cisne", uma coreografia de Clara Andermatt, foi uma das últimas peças dançadas pelo Ballet Gulbenkian, em 2004, antes da sua extinção. A convite da Companhia Nacional de Bailado, a coreógrafa recria esta peça juntamente com membros da equipa artística original. A estreia acontece no dia 1 de julho, no Teatro Camões, em Lisboa, e ficará em cena até dia 4 de julho.

Sinopse:
Tendo como ponto de partida o tema "A Morte do Cisne", de Camille Saint-Saens, trabalhado por Vítor Rua, que cria variações a partir do original, "O Canto do Cisne" surge como uma resposta da coreógrafa ao desafio de criar uma peça para a inauguração da então nova temporada 2004/2005 do Ballet Gulbenkian. O desafio, que partiu do Festival Internacional de Dresden, por onde a obra passou em maio de 2005, seria o de trabalhar sobre o tema "O Fascínio dos Mundos Distantes". Em "O Canto do Cisne", Clara Andermatt procura o desconhecido pela via do mistério e da surpresa que encontra no conhecido, em direção ao que provavelmente de mais enigmático existe em tudo o que desconhecemos: a morte. Andermatt aborda a morte não como o final do que quer que seja, mas justamente como o que deixamos para trás quando definimos novos caminhos; não a morte como terminal, mas como princípio de futuro que ela contém, para reinventar novas regras, novos conceitos; um momento que a coreógrafa decide identificar como o canto do cisne. 

Barbara Griggi, assistente da coreógrafa, que integrou o elenco original, Amélia Bentes, consultora artística, que deu assistência à coreógrafa em 2004, juntamente com Vítor Rua, na música, e Aleksandar Protic, nos figurinos, são alguns dos elementos que estão a retrabalhar com Clara Andermatt esta peça, que agora se estende e conta com um novo solo. Manuel Abrantes está a cargo do desenho de luz, a partir do original de Rui Horta.

/
Ficha artística:
Coreografia e direção: Clara Andermatt
Consultoria artística: Amélia Bentes
Assistente da coreógrafa: Barbara Griggi
Música: Vítor Rua
Desenho de luz / espaço cénico: Manuel Abrantes (a partir do desenho original de Rui Horta)
Figurinos: Aleksandar Protic
Ensaiador: Tom Colin
Bailarinos: Companhia Nacional de Bailado
Agradecimentos: Jonas & Lander, Mark Haim, Centro de Artes de Marvila

/
Local, datas e horários:
Teatro Camões
ESTREIA: 1 a 4 de julho
No dia 3 de julho haverá ainda uma conversa pré-espetáculo de entrada livre, no Foyer do Teatro Camões, com Cristina Peres e convidados a anunciar, que se encontra já esgotada. No entanto, é ainda possível ao público registar-se para a lista de espera, em cnb.pt. "O Canto do Cisne" será também apresentado em Almada, no contexto do Festival de Almada, de 16 a 18 de julho.

/
Bilhetes
http://bit.ly/bilhetes-o-canto-do-cisne

/
Mais informações:
https://www.ccandermatt.com/pt/agenda/o-canto-do-cisne