"Futuricidade", de Marta Tomé e Rui Matoso, 5 junho, Teatro Virgínia, Torres Novas

Teatro
"Futuricidade", de Marta Tomé e Rui Matoso, 5 junho, Teatro Virgínia, Torres Novas

"Futuricidade" é uma criação de Marta Tomé e Rui Matoso, cocriado e interpretado por alunos da Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas). O espetáculo é apresentado no dia 5 de julho de 2021, às 18h00, no Teatro Virgínia, com o apoio da DGARTES.


FUTURICIDADE

"As atividades do projeto concebido por Marta Tomé e Rui Matoso permanecem em desenvolvimento na Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas), estando agendado para o próximo dia 5 de julho o espetáculo FUTURICIDADE, co-criado com  alunos de 12º ano do curso de artes visuais, a estrear no palco do Teatro Virgínia.

Integrado no Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Gil Paes e no Plano Nacional das Artes, FUTURICIDADE tem a sua génese nas práticas da dança contemporânea e da performance relacionadas com o movimento individual e coletivo. FUTURICIDADE é um espaço de partilha de experiências e de aprendizagem da inteligência coletiva. É um lugar que procura imaginar e construir um futuro da cidade a partir da complexidade do presente e da sua transformação num horizonte de vida comum, respeitando todas as formas de vida, o pluralismo e a diversidade cultural. Através de uma abordagem interdisciplinar, o espetáculo FUTURICIDADE visa ativar esse corpo de ideias e de práticas, trazendo-as para o contexto da participação e da emancipação: ativar as vozes e os discursos críticos dos jovens cidadãos na sua ampla diversidade".  


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Data 5 de junho 2021 . sábado . 18:00
Teatro Virgínia
Torres Novas


Duração 60 min
M/6 anos
Preço5 € (preço único)
https://teatrovirginia.pt/index.php/futuricidade-marta-tome-e-rui-matoso/170 
Evento FB: www.facebook.com/events/930769667711393/ 
FUTURICIDADE: https://www.facebook.com/Futuricidade-106755301466930/

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação_ Marta Tomé e Rui Matoso
Cocriação e interpretação_ alunas e alunos 12.º AVA – ESML
Textos, vídeos e sonoplastia_ Marta Tomé, Rui Matoso e alunas e alunos 12.º AVA – ESML
Desenho de luz_ João Guia
Produção executiva_ Patrícia Domingos

Apoios_ República Portuguesa – Cultura/ Direção Geral das Artes | Município de Torres Novas | Museu Municipal Carlos Reis | Teatro Virgínia | Associação Materiais Diversos 
Parceria Institucional_  Agrupamento de Escolas Gil Paes / Escola Secundária Maria Lamas | Plano Nacional das Artes


BIOGRAFIAS

Marta Tomé é licenciada em Dança pela ESD onde trabalhou com os coreógrafos Clara Andermatt, Amélia Bentes, Rui Horta e Paulo Ribeiro. Foi intérprete em obras de Clara Andermatt, Vera Alvelos, Tânia Carvalho e Vortice Dance Company. Fez assistência coreográfica à peça Dança para Músicos de Vera Mantero, para a Associação Materiais Diversos. Criou as peças Terra-chão, Memória-Colectiva, Uma carta sobre a Dança, O Fio e a Meada, Elvira conta-contos e A Lenda da Borboleta e cocriou O Físico e O Medidor de Passos.

Rui Matoso é investigador no laboratório CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. Professor de Políticas Culturais na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Lusófona. Anteriormente investigou no ZKM | Center for Art and Media e foi research fellow no Arquivo Vilém Flusser (Berlin, Universitat der Kunst). Co-editou o livro “Art and Photography in Media Environments” (Edições Lusófonas – ECREA, 2016).


CONTACTOS

Marta Tomé | marta_tome@outlook.com

 

 

 


Este projeto é apoiado pela DGARTES.