“LAIVOS | Ante improvisos e ressonâncias” / Balleteatro, 7 julho, Porto

Cruzamento disciplinar
“LAIVOS | Ante improvisos e ressonâncias” / Balleteatro, 7 julho, Porto

© José Caldeira

“LAIVOS | Ante improvisos e ressonâncias” intitula um projeto híbrido e de cariz experimental, onde a paisagem sonora, criação/manipulação de objetos, escultura e desenho são os ‘mediums’ predominantemente invocados. O projeto consiste numa série de acontecimentos performativos de duração variável, a serem apresentados em espaços de passagem e visita como foyers de teatro, rua, galerias ou museus, sendo por este propósito pensados e concebidos em modo multidimensional, a 360º e site/time ‘specific’.

Em comum, as ações projetam-se como objetos efêmeros, permeáveis, mutáveis e em processo contínuo de pesquisa, quer sonora, visual ou ‘instalativamente’. Alimentam-se em torno da Presença como conceito basilar, pretexto poético e ou palavra-eco/chave. A Presença é, aqui em causa, revelada e tratada em modo pluri prisma, ao ser expandida na sua narrativa, pode até ser vista como inacessível e inatingível (ínvio).

Importa refletir e pôr em prática manifestações que intercepcionam o ato performativo com o estar aqui (?) e o estar agora (?), que aceitem e transformem as interferências, sejam elas de que natureza for, em matéria integrante do próprio ato de criar e por consequência o ato de performar.

O lugar e o tempo mapeiam territórios férteis, alimentando e sugestionando a atenção de outros sentidos como o cheiro ou o toque, ou como o comungar e ritualizar do território performático/performer com a presença vivifica do público transeunte e/ou presente.

O(s) acontecimento(s) podem ser vistos como celebrações ao ruído da existência ou como tentativas de simulacros da vida e do mundo, tendo em conta o poderoso direito de existir sem prerrogativas.

São ações que se objetivam a expurgar, limpar, desmistificar e libertar de si e por si da tão presente Presença (estar sempre presente)”.

(Balleteatro)


Criação e interpretação: Flávio Rodrigues (artista associado do balleteatro)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

7 de julho de 2021
19h00
Espaço Mira

Rua de Miraflor, 155
4300-334 Campanhã, Porto
https://miragalerias.net/
 
 


MAIS INFORMAÇÕES

balleteatro.pt


 

 

 


O Balleteatro é apoiado pela DGARTES.