Festival de Teatro Clásico de Almagro celebra Portugal como país convidado

Internacionalização
Internacional | Espanha

Abriu no passado dia 3 de julho o Programa dedicado a Portugal no Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro, com a apresentação de "E o tempo breve passarás em flores", verso da poeta Sor Ana de la Trinidad que é também o tema do festival. A decorrer até 25 de julho na localidade de La Mancha, a edição deste ano do festival aposta em dar visibilidade às mulheres do chamado Século de Ouro espanhol (XVI e XVII). O programa de celebração de Portugal como país convidado contou na sessão de abertura com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Mediante um acordo de cooperação internacional celebrado com a Fundação Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, o Ministério da Cultura de Portugal (através da Direção-Geral das Artes) apoia a 44ª edição do Festival, que escolheu Portugal como país tema, tendo em conta o contributo patrimonial e a importância do nosso país para a cultura literária e teatral dos séculos XVI e XVII.

Portugal apresenta uma amostra da sua história e corpus cultural através do talento artístico contemporâneo. O Programa do Festival permite identificar dois vetores essenciais: o de Portugal com os seus poetas e o de Espanha com a visão e o conhecimento dos versos portugueses no tempo da sua criação, ambos parte indispensável do “Siglo de Oro”. Uma época em que as companhias iam e vinham, dado que a mesma coroa governava os dois países, existindo uma unidade teatral e uma unidade de pensamento.

A presente edição reflete o talento dos atuais criadores portugueses e as suas múltiplas e variadas perspetivas do “Siglo de Oro”: uma forma de enriquecer a pluralidade de olhares sobre aquela época. Portugal segue na esteira dos países convidados em edições anteriores do Festival: Colômbia em 2018 e México em 2019. O olhar para o património comum hispano-português será, sem dúvida, uma referência no Festival.

O Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro abriu no dia 1 de julho com a entrega do prémio Corral de Comédias à atriz espanhola Julieta Serrano e irá contar, até 25 de julho, com as apresentações de 84 espetáculos de 38 companhias. A participação portuguesa inclui as presenças do Teatro de Braga, do Teatro Nacional de São João, da Escola da Noite, do Centro Dramático de Évora, da APCEN - Associação Portuguesa de Cenografia (com "Diálogos Ibéricos") e do cenógrafo, arquiteto e pintor José Manuel Castanheira, que desenhou o cartaz do festival e terá patente a exposição de desenhos "Mulheres do Século de Ouro".

 

<

 


 

Mais informações:

www.festivaldealmagro.com
www.facebook.com/festivaldealmagro

 


 

 

 


Data de publicação: 02-07-2021 (última atualização 27-07-2021)


 

Imagem apresentação: