Inauguração da Exposição "Patchwork: A Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak", 13 de julho, Lisboa

Arquitetura
Inauguração da Exposição "Patchwork: A Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak", 13 de julho, Lisboa

Complexo habitacional de Wrocław, por Jadwiga Grabowska-Hawrylak © Chris Niedenthal, 1982

A Trienal de Lisboa inaugura no próxima dia 13 de julho, no Palácio Sinel de Cordes, a exposição "Patchwork: A Arquitectura de Jadwiga Grabowska-Hawrylak", uma das arquitectas mais importantes de sua geração na Polónia. Esta exposição surge de uma co-produção com o Museu de Arquitectura de Wrocław e o Ministério da Cultura da Polónia que faz uma retrospectiva da mais icónica e vanguardista arquitecta polaca.

DESCRIÇÃO

Jadwiga Grabowska-Hawrylak foi uma das pessoas a operar em arquitectura mais importantes da sua geração na Polónia. Os 12 projectos apresentados nesta exposição descrevem um arco temporal da sua extensa carreira que vai de 1954 a 1993. Da sua participação na reconstrução de Wrocław aos desenhos modernistas dos anos 1960-70 e à estética pós-moderna que adopta nos seus trabalhos mais tardios, nos anos 1980-90, a carreira de Grabowska-Hawrylak reflecte as sucessivas mudanças culturais e políticas da Polónia. Grabowska-Hawrylak é mais conhecida pelo enorme e escultural complexo habitacional de Wrocław, popularmente conhecido como Manhattan. Concluído em 1976, tornou-se num símbolo das ambições e aspirações da cidade. O seu corpo de trabalho também inclui muitos exemplos de desenho excepcional: escolas dos anos 1950, um edifício maisonette com apartamentos duplex na baixa da cidade, um centro urbano futurista, entre outros.
Apesar das mudanças nas tendências da arquitectura, o patchwork costurado por Grabowska-Hawrylak em Wroclaw permanece até hoje uma das facetas mais interessantes da cidade, e continua a ocupar um lugar importante no imaginário colectivo dos seus cidadãos. Após a sua apresentação em Nova Iorque, é agora acolhida pelo Pólo Cultural da Trienal, o Palácio Sinel de Cordes.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Curadoria: Michał Duda and Małgorzata Devosges Cuber
Patchwork: A Architecture de Jadwiga Grabowska-Hawrylak foi concebida pelo Museu de Arquitectura de Wrocław e em cooperação com a Adam Mickiewicz Institute no âmbito do programa cultural que celebrou o centenário da recuperação da sua independência POLSKA 100. Esta iniciativa é financiado pela Ministério de Cultura da Polónia e a National Heritage da República da Polónia no quadro do programa multi-anual NIEPODLEGŁA 2017–2022.

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Palácio Sinel de Cordes, Campo Santa Clara, 144-145, Lisboa
13 de Julho a 18 de Setembro de 2021
Terça a Sexta, 14:00 - 19:00 / Sábado, 11:00 - 19:00

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada gratuita

/
LINK PARA SITE: 
https://www.trienaldelisboa.com/