“Aldeia Balão + Aeronautas”, pelo Tetro e Marionetas de Mandrágora, 1 agosto, Castelo de Paiva

Cruzamento disciplinar
“Aldeia Balão + Aeronautas”, pelo Tetro e Marionetas de Mandrágora, 1 agosto, Castelo de Paiva

© Margarida Ribeiro

“Aldeia Balão + Aeronautas” é um projeto artístico multidisciplinar do Teatro e Marionetas de Mandrágora que reúne comunidades de onze aldeias e bairros dos municípios da região do Tâmega e Sousa. Com direção artística de Filipa Mesquita, o espetáculo tem a próxima apresentação agendada para o dia 1 de agosto (2021), às 19h00, em Cavalete do fojo, Folgoso, Castelo de Paiva. A entrada é livre.

O espetáculo conta com as interpretações de Filipa Mesquita, Joana Martins e Ricardo Falcão. A cenografia está a cargo de Hugo Ribeiro (Boca de Cão).


SINOPSE

(Pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora)

A criação aldeia balão é um espetáculo, que unindo-se aos “aeronautas”, se transforma numa ampliação criativa comunitária. O projeto aeronautas vem da necessidade de explorar com a comunidade as ponderações sobre as perdas dos atos sociais, a extinção de património, novos caminhos de construção de uma aldeia global, as premissas da colaboração em equipa na construção de uma mentalidade conjunta como resultado de vários processos criativos, de análise e observação artistica numa atitude proativa social direta, intervindo no espaço público.

Suspensos num espaço frágil e em constante movimento, estes são os últimos habitantes de uma aldeia cujo nome se esqueceu e cujo território desapareceu.

Resistem, habitam o espaço aéreo que marca o lugar onde outrora tiveram a sua terra, viajando e regressando ao ponto de partida, suspensos. Resta um marco de que ali existiu outrora uma aldeia.

Mas estes habitantes não desistem, uma bailarina, um músico e uma criança, são seres mais leves, vivem com a cabeça mais perto das nuvens, misturam a realidade com a imaginação e imaginam realidades. E porque resistem, porque habitam os sonhos, os sons, a imaginação, porque acreditam que existe um lugar para todos mesmo que suspensos oscilando com o vento!

Aguardam a chegada de novos habitantes para que o espaço que existe debaixo dos seus pés se torne o território que os habita ainda interiormente.

Falamos de desertificação, falamos de isolamento físico e psicológico, falamos da falta de diálogo social, falamos sem dizer palavras, sentindo-as, mexendo nelas, dançando-as e tocando-as na esperança de que outros venham habitar esta aldeia balão que é também uma aldeia global, um espaço simbólico onde cabemos todos e de onde fugimos.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

DIREÇÃO ARTÍSTICA
Filipa Mesquita

INTERPRETAÇÃO
Filipa Mesquita, Joana Martins e Ricardo Falcão

MARIONETAS
enVide neFelibata

CENOGRAFIA
Hugo Ribeiro (Boca de Cão)

FIGURINO E ADEREÇOS
Patrícia Costa
Costureira
Alice Mendes
Apoio aos figurinos
Sofia Fernandes
Luísa Natario

MÚSICA CÉNICA
Ricardo Falcão

LUZ SOM
Filipe Oliveira
César Cardoso

FOTOGRAFIA DE CENA
Margarida Ribeiro

VÍDEO
Paulo Pinto

APOIO À CONSTRUÇÃO
Helder Silva (Associação Zebra Traquina Fábrica dos Ofícios Serzedo)

APOIO FORMAÇÃO MARIONETAS
Joana Domingos (Boca de Cão)

APOIO À PRODUÇÃO
Clara Ribeiro

PRODUÇÃO
Teatro e Marionetas de Mandrágora

APOIO 
CIMs Tamega e Sousa
Municipio de Paços de Ferreira
Municipio de Baião
Municipio de Castelo de Paiva
Municipio de Espinho
Municipio de Gondomar
República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

1 de agosto de 2021, às 19h00
Cavalete do fojo, Folgoso
Castelo de Paiva

[Apresentações anteriores]

17 de julho de 2021, às 18h00
Encontro Aldear
Teixeira (Baião)


BILHETEIRA

Entrada livre 


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/4


MAIS INFORMAÇÕES

www.marionetasmandragora.pt 

 

 


A Associação Cultural e Recreativa Teatro e Marionetas Mito do Homem Plantado (Marionetas de Mandrágora) é apoiada pela DGARTES.