Residência "Contra|O|Tempo" (Linha de Fuga), 17 julho, Coimbra [apresentação pública]

Cruzamento disciplinar
Residência "Contra|O|Tempo" (Linha de Fuga), 17 julho, Coimbra [apresentação pública]

Residência artística de Catarina Vieira . © Ana Soares

"Assente na importância do tempo e no reconhecimento da precariedade associadas aos processos de criação", o Programa de Residências Artísticas "Contra|o|Tempo" lançou um convite a artistas para viverem um mês na cidade de Coimbra e interagirem com o território e com a população através de oficinas, conversas com elementos da academia e apresentações informais. 

Este projeto da associação cultural Linha de Fuga tem a primeira apresentação pública marcada para o dia 17 de julho, em Coimbra, onde serão apresentados os resultados da residência «As canções que cantamos contra os muros que limpamos», de Catarina Vieira.

«O que é uma voz vulnerável? Pode a vulnerabilidade contaminar? Poderão haver outros modos de estar presente, de reclamar um lugar?»

“Durante um mês, Catarina Vieira, acompanhada de Aixa Figini e Josefa Pereira, vai desenvolver o projeto «As canções que cantamos contra os muros que limpamos», uma criação de cruzamento disciplinar (música e dança), para o espaço público, inspirada na prática de grupos corais que se juntam para cantar músicas de protesto.

Interessa à criadora «explorar o potencial estético e político em torno da figura do coro – um coletivo de vozes que negociam o seu anonimato e singularidade no esforço de suster juntas uma harmonia efémera.» Explorar-se-á a «relação entre voz, corpo e fragilidade, desconstruindo a crença de que a conquista de visibilidade, de ocupação, de contaminação deve estar associada a uma ideia de força, de potência, de clareza.» 

Este processo de criação inclui uma oficina de voz e movimento destinada a 10 mulheres de Coimbra, que gostem de cantar e dançar e sintam «uma urgência em dar voz às palavras silenciadas». A oficina vai explorar a figura do coro – um coletivo de vozes que negoceiam o seu anonimato e singularidade no esforço de suster juntas uma harmonia efémera.  

Ainda durante a Residência vai acontecer uma conversa entre Catarina Vieira e a sua equipa artística com Linda Cerdeira e Tatiana Moura (investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), no espaço da Rádio Baixa. Com o título «Your silence will not protect you: Feminismos e Resistências», a primeira sessão da iniciativa «Conversas com a Academia», vai acontecer a 30 de junho, quarta-feira, pelas 18h00, e pode ser assistida presencialmente ou acompanhada em streaming”.

(Linha de Fuga)


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: Catarina Vieira
Direção musical: Aixa Figini
Interpretação e cocriação: Josefa Pereira e participantes do workshop
Documentação e edição do arquivo sonoro: Artur Pispalhas
Apoio financeiro: República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes
Coprodução: Linha de Fuga
Residências artísticas: Alkantara; Centro Cultural da Malaposta; Musibéria; Espaço da Penha | O Rumo do Fumo


LINHA DE FUGA

Coordenação geral e curadoria: Catarina Saraiva
Comunicação: Isabel Campante
Assistência de produção: Marta Rodrigues
O programa de residências Contra|o|Tempo tem o apoio financeiro da República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes
Apoios à realização: Município de Coimbra, União de Freguesias de Coimbra, Cena Lusofóna, A Escola da Noite, Cooperativa Bonifrates, A Camponeza, Citemor, Centro de Estudos Sociais da UC, Centro Cultural Penedo da Saudade, Conservatório de Música de Coimbra, Rádio Baixa, RUC


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 
 
Apresentação pública dos resultados de residência: 
17 de julho de 2021, às 18h30
Ponto de encontro na Bonifrates – Casa Municipal da Cultura 
Rua Pedro Monteiro, Coimbra


BILHETEIRA

Atividade gratuita.


MAIS INFORMAÇÕES

www.linhadefuga.pt

 

 

 


A Linha de Fuga - Associação Cultural é apoiada pela DGARTES.