PLANALTO – Festival das Artes 2021, até 4 setembro, Viseu

Cruzamento disciplinar
PLANALTO – Festival das Artes 2021, até 4 setembro, Viseu

Exposição "Espuma", de André Picardo, no PLANALTO – Festival das Artes 2021 . © Vítor Ferreira e Vítor Rosário

Promover a democratização no acesso a uma cultura mais participada e acessível é um dos principais objetivos do PLANALTO – Festival das Artes, que decorre até 4 setembro, no município de Moimenta da Beira, em Viseu. 

"Um manifesto para coabitarmos o presente, que simultaneamente propõe uma reflexão profunda e construtiva sobre a ocupação dos vazios do futuro. Espaços que queremos preencher de cooperação, empatia, união, resiliência e resistência na construção de paisagens sonoras, visuais, sensitivas, históricas, humanas e geográficas que acolham a urgência da consciencialização e da transformação necessárias para uma nova casa- mundo.

Numa curadoria desenhada e assente nas premissas do encontro, da sustentabilidade e da paisagem, reclamamos a iminência como um estado de movimento e uma condição de resistência para uma política cultural preocupada, interventiva, participada e que regenere a essência humana.

Uma programação que coloca ênfase nas políticas culturais, sociais, ambientais, de identidade e igualdade, e que continua a refletir sobre as diversas dimensões do conhecimento e do pensamento sobre a universalidade e a condição humana. Da história e das suas sucessivas (re)interpretações, da concretude da palavra e do gesto como forças de imanência do sensível, da transcendência e da experimentação para o desconhecido. Que questiona a fragilidade da ausência e o reclamar do estar junto." 

(Luís André Sá, Diretor Artístico e de Programação)


PROGRAMA

Conheça a programação do PLANALTO – Festival das Artes


MAIS INFORMAÇÕES

planaltofestival.pt

 

 

 


O PLANALTO – Festival das Artes é dinamizado pela associação cultural Um Ponto no Planalto, com o apoio da DGARTES.