O CONDE DE MONTE CRISTO: concerto com obras de Pedro Teixeira da Silva para orquestra de cordas, 3 setembro, Lisboa

Música
O CONDE DE MONTE CRISTO: concerto com obras de Pedro Teixeira da Silva para orquestra de cordas, 3 setembro, Lisboa

No dia 3 de setembro, às 21h30, no Castelo de São Jorge, a Orquestra Orbis interpreta duas obras do compositor Pedro Teixeira da Silva, em estreia mundial. Este concerto será o momento de apresentação ao público do CD intitulado “O Conde de Monte Cristo”, apoiado pela DGARTES. 

Produzido pela Vontade Comum (em coprodução com a EGEAC), o espetáculo tem direção artística do compositor Pedro Teixeira da Silva e reúne duas obras da sua autoria, interpretadas em estreia absoluta pela Orquestra Orbis: Da nascente até à foz e O Conde de Monte Cristo.

"Inspirada no movimento dos rios, a peça Da nascente até à foz traz a sonoridade e as sensações do curso da água, no seu percurso desde a surgente até ao momento em que se funde com outra massa de água. A orquestração transporta para os naipes de cordas todos os momentos e as suas dinâmicas, partindo de uma estrutura clássica e projetando-a no ambiente muito particular que Pedro Teixeira da Silva tem vindo a consolidar nos últimos anos.

O Conde de Monte Cristo é uma obra com um formato original de som, narrativa e imagem, dividida em 19 capítulos, em que o narrador interpreta o libreto escrito para a composição musical, baseado no famoso romance de Alexandre Dumas. Trata-se de num momento intimista e de uma experiência musical marcante. À música de Pedro Teixeira da Silva, junta-se o libreto de Francisco Nascimento Rodrigues e a narração do ator Miguel Guilherme.

Neste concerto com direção musical de Ana Pereira, concertino da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a imagem assume particular relevo. Com efeito, a primeira parte é ilustrada com imagens cedidas pelo Instituto Hidrográfico (Marinha Portuguesa), e a segunda pela projeção de aguarelas criadas exclusivamente para o efeito pelo artista plástico João Murillo".

A entrada é livre.
 


Nota Biográfica do Compositor

Pedro Teixeira da Silva diplomou-se em violino e composição com o curso superior em Lisboa e o Superior Professional Graduate em Roterdão (Holanda). Pertenceu aos 1ºs violinos da Orquestra Sinfónica Portuguesa durante 22 anos.

Fundou duas das mais inovadoras bandas rock portuguesas: “Corvos” e “Secret Lie”. Desde 2015 dedica-se à criação, inovação e enriquecimento do repertório sinfónico da sua obra como compositor. Entre 2017 e 2019 editou três álbuns como compositor. Ao longo da sua carreira estreou mais de 100 composições, interpretadas por inúmeros artistas.

Atualmente é diretor artístico da Orquestra Orbis e coordena o projeto educativo do Teatro Nacional de São Carlos.


FICHA ARTÍSTICA

Da nascente até à foz (estreia absoluta) Música: Pedro Teixeira da Silva

O Conde de Monte Cristo (estreia absoluta) Música: Pedro Teixeira da Silva

Libreto: Francisco Nascimento Rodrigues
Miguel Guilherme, Narração
Ana Pereira, Direção Musical

Orquestra Orbis

Produção: Vontade Comum
Coprodução: EGEAC / Programação em Espaço Publico e Castelo de São Jorge


Duração: 80’


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


BILHETEIRA

*Bilhetes: disponíveis na Bilheteira do Castelo de São Jorge no próprio dia, até 2 bilhetes por pessoa e até 15 minutos antes do início do concerto.


MAIS INFORMAÇÕES

https://vontade-comum.pt/o-conde-de-monte-cristo/

 

 

 


O CD "Conde de Monte Cristo" é apoiado pela DGARTES.