DGARTES APOIA VINTE ARQUIVOS DE TEATRO, DANÇA  E CRUZAMENTO DISCIPLINAR

apoio às artes

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) comunicou hoje às entidades candidatas os resultados provisórios do Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar, que tem como principal objetivo criar estímulos ao tratamento e conservação dos arquivos nestas áreas artísticas.

Com um montante financeiro de 350 mil euros, este Programa irá apoiar 13 projetos na área de teatro, 6 de cruzamento disciplinar e 1 de dança no domínio da investigação ligada a práticas de arquivo e documentação do património artístico. Os projetos apoiados deverão ser iniciados até 31 de dezembro de 2021 e executados até 31 de agosto de 2022 e distribuem-se geograficamente do seguinte modo: 5 projetos na região Norte, 3 na região Centro, 11 na Área Metropolitana de Lisboa e 1 no Algarve.

O empenho em valorizar a fruição artística enquanto instrumento de desenvolvimento humano, social, económico e cultural; a necessidade de assegurar o registo, a edição e a divulgação de documentos e obras referentes às artes e a realização de projetos e ações que contribuam para a valorização do setor das artes e dos seus profissionais, estão na base desta cooperação entre a DGARTES e e o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, recentemente formalizada através de um Acordo de Parceria.

Pretende-se, com esta linha de financiamento, contribuir para dotar as entidades e os artistas de meios e competências na documentação do historial da atividade artística, bem como na inventariação, catalogação e conservação dos seus arquivos. Visa-se, ainda, proporcionar ao público o acesso à documentação dos arquivos, contribuindo, assim, para o seu estudo e um melhor conhecimento da vida cultural do país.

Integram a Comissão de Apreciação deste Programa de Apoio os especialistas Cláudia Madeira, Fernando Matos Oliveira e Maria João Brilhante.

 

 

 


Data de publicação: 14-09-2021


 

Imagem apresentação: