"Passeios Verdes", de Diana Policarpo, na BoCA – Biennial of Contemporary Arts, 25 setembro a 17 outubro, Lisboa

Cruzamento disciplinar
"Passeios Verdes", de Diana Policarpo, na BoCA – Biennial of Contemporary Arts, 25 setembro a 17 outubro, Lisboa

© Sara Matos

"Quando faço um ambiente chamado Voglio vedere le mie montagne quero afirmar um arquétipo interior da ideia de montanha: as montanhas do self".
(Joseph Beuys, 1979)


No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Joseph Beuys (1921-1986), a BoCA cria o projeto "A Defesa da Natureza", um projeto artístico colaborativo que promove novas criações artísticas no espaço natural.

Com curadoria de Delfim Sardo e Sílvia Gomes, "Quero ver as minhas montanhas" conta com a participação dos artistas Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Gustavo Ciríaco, Musa paradisiaca e Berru.

"A premissa propõe aos artistas convidados olharem o legado de Beuys, ao mesmo tempo que observam as suas próprias montanhas, ou o seu ‘eu’ interior.

A partir de fundamentações e géneros artísticos diversos, que vão das artes plásticas às artes performativas, cada artista é convocado a conceber uma intervenção inédita a ter lugar junto ao mar, ao rio ou num espaço verde, nutrindo afinidades entre arte e natureza".

São 7 sessões, durante os 7 fins de semana da bienal, distribuídas entre Lisboa, Almada e Faro.


PASSEIOS VERDES

Série de podcasts que reúne visitas botânicas guiadas feitas por vários especialistas, da flora espontânea medicinal e comunitária, ao ambiente sonoro e dimensão patrimonial e histórica da Tapada das Necessidades.

Qualquer pessoa que visite o local poderá consultar um mapa desenhado especificamente para o efeito, percorrer os itinerários nele sugeridos ao mesmo tempo que escuta os percursos previamente gravados em áudio e disponibilizados online.

Neste passeio interativo, sem hora marcada, dar-se-á a conhecer a importância da vida vegetal no espaço público, a manutenção da biodiversidade e a identificação das várias espécies que habitam este lugar que se encontra em perigo.

Nas palavras da artista, “O projeto foi inicialmente pensado num formato de visitas guiadas presenciais que, alegadamente, não foram autorizadas (não se conhecendo até à data o motivo), e por isso foi alterado para o formato de áudio-guias disponíveis em versão web na página da BoCA.”

Com a participação de: Fernanda Botelho, Ivo Meco, Margarida Mendes, Amigos da Tapada das Necessidades com os convidados João Albuquerque Carreiras, Pedro Costa e Fernando Teigão dos Santos.

Necessário para o passeio: Telemóvel smartphone com ligação à internet; recomendado o uso de auscultadores.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Curadoria: Delfim Sardo e Sílvia Gomes
Artistas: Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Musa paradisiaca, Coletivo Berru e Gustavo Ciríaco
Produção: BoCA
Parcerias de investigação: Instituto Superior de Agronomia / Centro de Ecologia Aplicada, Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova CENSE, Universidade do Algarve / CENSE
Apoio: Liga para a Protecção da Natureza
Parceiro institucional: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes


MAIS INFORMAÇÕES

www.bocabienal.org

 

 


A BoCA – Biennial of Contemporary Arts é apoiada pela DGARTES.