Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival, 23 setembro > 17 outubro

Dança
Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival, 23 setembro > 17 outubro

RGB . CaDA . Foto: Led Silhouette

A estreia do espetáculo "RGB", a nova produção da Companhia de Dança de Almada, marca o arranque 29.ª Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival, a decorrer de 23 de setembro a 17 de outubro de 2021, com uma programação que inclui espetáculos, vídeos e filmes, workshops, mesas-redondas e conversas com criadores. Destaque para a Plataforma Coreográfica Internacional que, este ano, conta com cinco programas diferentes, a decorrer no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Auditório Osvaldo Azinheira - Academia Almadense e na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea.


SINOPSE

(Pela Companhia de Dança de Almada)

Num ano de forte aposta na criação artística nacional, e de expressiva parceria com a Mostra Espanha 2021, o programa da Quinzena de Dança de Almada mantém, contudo, a dimensão internacional. Dos espetáculos aos programas da plataforma coreográfica, mas sobretudo nas sessões de vídeo dança, será possível ver dança contemporânea proveniente de países como a Hungria, Itália, França, Países Baixos, Brasil, Grécia, Israel, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Malásia, China, México, Argentina, México, Chile, Áustria, Equador ou Arménia.

Na abertura desta 29.ª edição, a anfitriã e organizadora Companhia de Dança de Almada estreia uma nova produção no Teatro Municipal Joaquim Benite. RGB resulta do convite da direção artística a dois jovens coreógrafos - Jon López e Martxel Rodriguez | Led Silhouette - que se têm vindo a destacar no panorama da dança contemporânea espanhola. Em residência artística desde meados de agosto, os criadores propõem uma peça que procura ser uma experiência artística caleidoscópica que usa os sentidos, a geometria, o movimento e a plasticidade, com grande ênfase na utilização da luz.

De 30 de setembro a 3 de outubro a Plataforma Coreográfica Internacional oferece, nesta edição, cinco diferentes programas, com 9 representantes portugueses e 8 de outros países. Por este dias, a cidade de Almada torna-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos, que partilham experiências e apresentam ao público os seus trabalhos no Auditório Fernando Lopes-Graça (Prog. 1 e 4), no Auditório Osvaldo Azinheira - Academia Almadense (Prog. 2 e 3) e na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea (Prog. 5).

Na Mostra de Videodança, transversal a toda a programação, este ano é possível ver 37 vídeos de diferentes realizadores e coreógrafos representantes de 17 países, dos quais 12 portugueses. As diferentes sessões propostas poderão ser vistas no Instituto Cervantes de Lisboa (I Sessão), no Auditório Osvaldo Azinheira - Academia Almadense (II e IV Sessão) e na Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea (III e V Sessão).


PROGRAMA

http://quinzenadedancadealmada.cdanca-almada.pt

O evento pode ser acompanhado no Facebook e Instagram, em www.instagram.com/quinzenadedancadealmada e www.facebook.com/quinzenadedancadealmada.


MAIS INFORMAÇÕES

www.cdanca-almada.pt