DGARTES apoia participação portuguesa no FIT - Cádiz 2021

Internacionalização
Internacional | Espanha

"Carta" de Mónica Calle . © Bruno Simão

A peça "Carta", da atriz e encenadora portuguesa Mónica Calle, inaugura o 36.º Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz, amanhã (15 de outubro), no Gran Teatro Falla, com 30 intérpretes em palco a partilharem "um hino à vida, à alegria, à beleza e à esperança". 

Apoiada pela DGARTES, a presença portuguesa conta ainda com a participação de "Habrás de ir a la guerra que empieza hoy" de Pablo Fidalgo Lareo, uma coprodução de 2015 entre Portugal e Espanha que envolve o Teatro Municipal Maria Matos (Lisboa), o Espaço Alkantara (Lisboa), o Festival TNT (Terrassa), o Festival BAD (Bilbao) e o Festival de Otoño a Primavera (Madrid). A peça, um monólogo de Cláudio da Silva, será apresentada nos dias 29 e 30 de outubro, na Central Lechera.

É ainda de destacar, no Encontro FIT PRO 2021, a participação de inúmeros programadores e gestores culturais portugueses, entre outros profissionais das artes. Entre as participações previstas incluem-se Catarina Saraiva (Linha de Fuga), Mark Deputter (Culturgest), Vasco Neves (Citemor); Rui Torrinha (Centro Criação Candoso/Centro Cultural Vila Flor), Gonçalo Amorim (FITEI) e António Marques Revez (FITA). 

Assumindo-se como uma importante plataforma de divulgação de artistas do espaço ibero-americano, o FIT tem como principais objetivos "repensar os modelos artísticos e de gestão em termos de sustentabilidade e colaboração e contribuir para a geração de tecidos e espaços de apoio à criação, à investigação de novas linguagens, à produção e coprodução, à exposição e à distribuição internacional".

A organização do FIT - Cádiz 2021, que decorre até 31 de outubro de 2021, conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da DGARTES, e dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Camões e do Consulado-Geral de Portugal em Sevilha.

Consulte o Programa do Festival:

www.fitdecadiz.org

Imagem apresentação: