FALA AOS BICHOS no Festival Alavanca, 27 Novembro, Avanca

Paulo Pimenta
DESCRIÇÃO:
O Actor Rui vai interpretar São Francisco de Assis num espectáculo dirigido pelo Encenador Marco Paiva onde se pretende explorar as contradições do tardo-capitalismo e desconstruir as teses neoliberais dialogando com a vida e exemplo do fundador da ordem dos franciscanos. Como método de preparação para a criação do papel, o Encenador Marco Paiva ter-lhe-á sugerido que pudesse fazer, por exemplo, uma peregrinação a Roma onde pudesse ver, se calhar, o Papa Francisco. Coisa que é levada muito a sério pelo Actor Rui – uma sugestão que se provará ser a pior ideia que um encenador poderia ter tido.
O espectáculo decorre do quilómetro mil duzentos e dois ao quilómetro mil duzentos e cinco. O Actor Rui, equipado com os melhores gadgets e apetrechos concebidos para ajudar o caminhante profissional, tem já os pés em chagas e todo o seu corpo reclama descanso. Mas, na berma da estrada onde agora se encontra, tudo parece começar a pedir rendição. O Actor Rui vai-se desfazendo dos seus pertences, deitando e distribuindo os gadgets e apetrechos para caminhar mais leve. Para poder até voltar a caminhar. E, depois de se ir apercebendo da leveza com que se vai erguendo depois de se desapossar das suas tralhas, apercebe-se que está, finalmente, pronto para falar aos bichos.
Este não é um espectáculo religioso. Nem sobre religião – quem somos nós para achar que nos religamos seja ao que for? –, nem sobre uma ideia benéfica de pobreza (que chega a ser obscena). É, quanto muito, um exercício de revisitação e recriação de modos de relação com um mundo que nos faça a todos mais livres (incluindo os Bichos).
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
ENCENAÇÃO: MARCO PAIVA
REALIZADO PARA A RTP POR: ADRIANO NAZARETH
ESCRITO POR: MARTA BERNARDES E RUI PINA COELHO
PRODUÇÃO: TERRA AMARELA E RTP – RÁDIO E TELEVISÃO PORTUGUESA ELENCO: BARBARA POLLASTRI E RUI FONSECA
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: TIAGO GONÇALVES
DESENHO DE LUZ: NUNO SAMORA
CENOGRAFIA: PAULO PIMENTA
FIGURINOS: NUNO SAMORA
MÚSICA ORIGINAL: WORTEN DIGITÓPIA COLLECTIVE
PRODUÇÃO: TERRA AMARELA
CO-PRODUÇÃO: RTP – RADIO E TELEVISÃO PORTUGUESA
/
Local, datas e horários de apresentação:
AUDITÓRIO DO CENTRO PAROQUIAL DE AVANCA
27 DE NOVEMBRO, 21h30
/
Bilheteira
Bilhetes: 5€ | Reservas: reservas@alavancafestival.pt
MAIORES DE 12
/
Link para site:
http://www.alavancafestival.pt