"Que Música É Esta?" — Programa de Mário Laginha — no Festival CriaSons / Musicamera Produções, 27 novembro, Tomar

Música
"Que Música É Esta?" — Programa de Mário Laginha — no Festival CriaSons / Musicamera Produções, 27 novembro, Tomar

"A música está sempre em movimento. Tudo a afecta. Tudo a transforma. E ela caminha, em múltiplas direcções, com influências mais ou menos identificáveis, às vezes invulgar, às vezes previsível, outras livre, inesperada, arrebatadora, trazida pela mão de músicos que nos surpreendem e desafiam.

Nós todos - os que a ouvimos - poucas vezes resistimos à tentação de a classificar, nem que seja, tão só, para sabermos em que lugar a guardar, na estante dos discos, um álbum que acabamos de comprar.

A música que será ouvida neste concerto, para além de outro tipo de emoções mais nobres e profundas, também nos poderá levantar essa questão. Em que prateleira a vamos arrumar?

Mário Laginha destaca-se no mundo do jazz e, é através desse mesmo universo, que chega com um programa composto por três compositores: “Suite Rústica nº 2" de Fernando Lopes Graça, "Six Bagatelles For Wind Quintet" de Gyorgy Ligeti, "De Quantas Cores Se Matiza o Fado", obra composta para o festival por Francisco Fontes, e por último "Histórias Muito Curtas – Abertura e 10 Histórias" do artista em palco.

Tal como nas edições anteriores, o festival apresenta programas inéditos de compositores consagrados e de novos nomes da composição escolhidos por concurso. Nesta edição, os convidados além de Mário Laginha são: António Victorino D'Almeida, Carlos Azevedo, Pedro Caldeira Cabral e Tiago Derriça "que à parte das obras que refletem os seus interesses e influências pessoais e históricas, construíram os seus programas incluindo ainda cinco novas obras criadas pelos compositores emergentes escolhidos em concurso - Vítor Castro, João Fonseca e Costa, Daniel Davis, Francisco Fontes e Luís Salgueiro".

(Musicamera Produções)


FICHA ARTÍSTICA

Brian MacKay, direção
Mário Laginha, piano solista
João Pereira, bateria jazz
Katharine Rawdon, flauta
Bethany Akers, oboé
Paulo Gaspar, clarinete
Jorge Trindade, clarinete baixo
Franz Jurgen-Dorsam, fagote
Luís Vieira, trompa
António Quítalo, trompete
Jarrett Buttler, trombone
Taíssa Poliakova, piano
Pedro Silva, percussão
Richard Buckley, percussão
Eliot Lawson, violino
Luís Pacheco Cunha, violino
Isabel Pimentel, violeta
Catherine Strynckx, violoncelo
Adriano Aguiar, contra-baixo


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Cine-teatro Paraíso | Tomar 
27 de novembro 2021
21h30


BILHETEIRA

Entrada Livre (sujeita à lotação da sala).


MAIS INFORMAÇÕES

http://musicamera.pt/

 

 

 


O Festival CriaSons é apoiado pela DGARTES.