PROJETO EXTRAI: Arte e Comunidade em Ação é apresentado dia 4 dezembro, Lousal

Cruzamento disciplinar
PROJETO EXTRAI: Arte e Comunidade em Ação é apresentado dia 4 dezembro, Lousal

DESCRIÇÃO
A cerimónia de encerramento do projeto Extrai: Arte e Comunidade em Ação, promovido pela Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense - Música Velha, realiza-se no dia 4 de dezembro de 2021 em vários pontos da aldeia do Lousal, numa espécie de Galeria de Arte a céu aberto.

Resinificar estes espaços e extrair a matéria desta paisagem alterada por décadas de exploração mineira foi o mote para o desenvolvimento das residências artísticas de Ângela Ferreira, Letícia Larín, Pedro Vaz, Rogério Taveira e Tiago Rocha Costa que, em conjunto com a comunidade local, desenvolveram trabalho social através das artes visuais.

Entre rodas de conversa, um almoço comunitário e a apresentação dos resultados finais das residências artísticas, vamos contar com a presença dos nossos artistas e dos que com eles se descobriram artistas ao longo deste projeto.

Este projeto é financiado pela Direção Geral das Artes, no âmbito de uma candidatura submetida pela Sociedade Musical de Fraternidade Operária Grandolense ao concurso para “Apoio a Projetos - Programação e Desenvolvimento de Públicos 2019”. Conta, igualmente, com o suporte financeiro e logístico do Município de Grândola e da Associação Cultural OUT.RA para a concretização de um programa de valorização identitária do território através da arte pública, com o envolvimento comunitário do Lousal. O projeto tem ainda como parceiros a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, o cieba - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, a Ciência Viva – Centro Ciência Viva do Lousal e a Casa do Povo de Azinheira dos Barros - Centro Comunitário do Lousal e tem o apoio institucional da Freguesia de Azinheira dos Barros.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Cobertura Fotográfica e de Vídeo: António Santiago, Fernando Fadigas e José Bica
Design e Comunicação: Abel Quental, António Santiago e Gabriela Moura
Direção Executiva: Luís Vital Alexandre e Vítor Furtado
Direção Artística: Sérgio Vicente
Equipa Artística: Ângela Ferreira, Letícia Larín, Pedro Vaz, Tiago Rocha Costa e Rogério Taveira
Equipa Técnica, Montagem e Produção: Inês Brás de Oliveira e José Bica

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Lousal, Concelho de Grândola, 4 de dezembro 2021, 10h30 – 12h00 e 14h00 – 19h00

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços
M6

/
ACESSIBILIDADE:
Acessível a pessoas com mobilidade reduzida e cadeiras de rodas.

/
LINK PARA SITE
www.smfog.pt