"As Cores da Água" / Projecto Cardo, 10 a 12 dezembro, online

Cruzamento disciplinar
"As Cores da Água" / Projecto Cardo, 10 a 12 dezembro, online

O Projecto Cardo apresenta a sua mais recente iniciativa "As Cores da Água", uma peça audiovisual e multidisciplinar que celebra o passado e o presente de Santo Tirso numa história contada através da música, da dança e do vídeo, que tem como ponto de partida o concelho e os seus habitantes, a sua história, as suas tradições, hábitos, paisagens e espaços. 

Resultado de aproximadamente um ano de trabalho, a peça estreou a 8 de dezembro de 2021, na Fábrica de Santo Thyrso, inserida na programação do Festival Palheta Bendita. A estreia online decorre no dia 10 de dezembro, às 17h, na página do facebook do Projecto Cardo, onde ficará disponível até dia 12 de dezembro, às 00h.


SINOPSE

As Cores da Água é uma experiência audiovisual onde convergem várias linguagens artísticas num encontro estético que celebra o passado e o presente de Santo Tirso.
Numa sucessão de quadros, a dança e a música dão forma ao trajeto pessoal de Eulália de menina do campo a mulher lutadora. Vários espaços do concelho são o cenário em que se desenrolam os seus anseios e dilemas que afetam a relação com a sua família, ao mesmo tempo que são eles próprios enformados pelo devir histórico de Santo Tirso. O desafiar constante de expectativas e o estabelecimento de ligações ao Outro evidenciam-se como as forças motrizes da torrente individual que é a busca incessante pela felicidade. Um curso que, por entre a construção e libertação de tensões, assume o potencial de operar mudanças definidoras de destinos, do mesmo modo que os rios que marcam o território deste concelho definem tanto da sua identidade.
 
Esta é, no fim, uma história tanto sobre Eulália como sobre a própria Santo Tirso, suas paisagens e suas gentes, donde a persistência e a solidariedade sobressaem como tom essencial de um pano matizado de intenso colorido.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística e produção
Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves

Escrita e dramaturgia 
Filipe Serra Carlos

Direção coreográfica
Joana Lopes

Criação musical 
Antony Fernandes, António Bexiga, Carmina Repas Gonçalves e Tiago Manuel Soares

Bailarinos/criadores 
Ana de Albuquerque, Deeogo Oliveira, Joana Lopes, Miguel Branca, Teresa Fabião e Víctor Gomes

Realização e edição de imagem  
Alexandra Barbosa

Direção de fotografia, direção técnica, captação, montagem e edição de imagem
Abel Andrade

Captação e edição de áudio 
Daniel Santos e Ricardo Torres

Figurinos e adereços 
Joana Veloso

Consultoria/guia 
Napoleão Ribeiro

Comunicação e assessoria de imprensa
Rita Piteira

Imagem e design gráfico
Alexandre Tavares


MAIS INFORMAÇÕES

Página Oficial
Página Facebook
Evento Facebook
Vídeo Promocional

 

 

 


O Projecto Cardo é apoiado pela DGARTES.