AO MESMO TEMPO com Mariana Lemos (dança) e Thiago França (saxofone), 9 dezembro, Lisboa

Música
AO MESMO TEMPO com Mariana Lemos (dança) e Thiago França (saxofone), 9 dezembro, Lisboa

Pedro Ivo Carvalho

O c.e.m - centro em movimento acolhe o concerto/dueto de improvisação intitulado, AO MESMO TEMPO com Mariana Lemos (dança) e Thiago França (saxofone), que se realizará no dia 9 de Dezembro às 21h.

Sinopse:
AO MESMO TEMPO - sessões de improv... criar a improvisação
Mariana Lemos (dança) e Thiago França (saxofone)
quinta-feira dia 9 de dezembro 21h - 22h no c.e.m 

* A noite abre com o solo de saxofone do Thiago, fazemos uma pausa e depois aparece o dueto com a Mariana.
primeira parte: 
KD VCS? 
saxofone solo 
Thiago França 
25’ 

Num contexto totalmente intimista, Thiago França expõe sua relação com o saxofone, que já dura mais de 25 anos. A ideia de fazer um show solo e acústico, sem pedais ou efeitos, é mostrar a linguagem desenvolvida com o instrumento que explora aspectos rítmicos tanto quanto melódicos numa viagem introspectiva. Explorando dinâmicas e também o silêncio, um elemento incidental vem à tona: a respiração.

segunda parte:
NUANCE
dueto de improv Mariana Lemos (dança) Thiago França (música) 
Um encontro entre dois artistas que revelam diferentes estados de presença e suas expressões de escuta. É um mergulho no desconhecido, uma imersão na interioridade do som que abre caminhos. Cada um os percorre e deixa emergir gestos, vibrações, direções no tempo e no espaço, acompanhando as diferentes gradações que podem ter uma cor, um som, entre o claro e o escuro. O que pode a escuta do som em movimento, quando dois criadores se encontram numa experimentação de seus instrumentos: saxofone, corpo, voz? 
Mariana Lemos e Thiago França têm um percurso de mais de 20 anos de experiência nas artes performativas, na dança e na música. Atuantes num cenário artístico com forte engajamento social e político, entre Brasil e Portugal, têm buscado espaços de experimentação e pesquisa na construção de uma linguagem. Este dueto é um momento de partilha destas trajetórias e uma celebração do que pode a escuta quando amparada na singularidade poética, na vivência do risco, no atrevimento da dissonância e no desejo de tocar e ser tocado. Um encontro entre dois artistas que recorrem cada um à sua forma de expressão: ela à dança e ele à música, para fazer acontecer o encontro no momento. Contudo, combinam o mesmo ponto de partida: a improvisação como linguagem, o som como chão a percorrer, o acesso à escuta como pergunta acompanhadora. Um dueto onde a dança e a música se aproximam ao vivo. Uma performance intensa, arriscada, de portas abertas em contínuo.

/
Locais, datas e horários de apresentação (para cada um dos locais de apresentação, indique as seguintes informações: morada, telefone/s, endereço/s de e-mail e sítio/s na internet):
c.e.m – centro em movimento – Rua dos Fanqueiros, nº 150 – 1º
9 de Dezembro, 21h
(com reserva e lotação mediante a capacidade da sala)

/
Informação sobre bilheteira:
Valor: 4€

/
Link para site:
www.c-e-m.org
https://www.facebook.com/centroemmovimentolisboa