"Ler Teatro com Ciência: Darwin em Malibu", pela Marionet, 15 dezembro, Coimbra

Teatro
"Ler Teatro com Ciência: Darwin em Malibu", pela Marionet, 15 dezembro, Coimbra

A Marionet propõe-nos mais uma sessão de "Ler Teatro com Ciência", um projeto que tem como principal objetivo dar a conhecer dramaturgias com conteúdos relacionados com ciência, sob a forma de sessões públicas de leitura de peças contemporâneas.

No dia 15 de dezembro, a partir das 18h00, será lida "Darwin em Malibu", de Crispin Whittell, no Espaço da Marionet, em Coimbra. A sessão é de entrada livre, mediante inscrição obrigatória.

"Darwin in Malibu" estreou no Birmingham Repertory Theatre (Reino Unido), em maio de 2003.

Malibu, California. Acreditando que todo o aquecido debate em torno de A Origem das Espécies ficou há muito para trás, Charles Darwin procura refúgio em horóscopos de tablóide e leituras manhosas de praia. Mas quando o seu velho amigo Thomas Huxley aparece com o Bispo de Oxford, ele dá por si emaranhado numa comédia de vida-ou-morte sobre deus e ciência, amor, perda e a vida sexual dos perceves.

"Darwin em Malibu" é a quarta peça de teatro traduzida pelo PTC - Projeto de Tradução Colaborativa, depois de "Constelações" do premiado autor britânico Nick Payne, "Amor e Informação" da dramaturga inglesa Caryl Churchill e "Mundos Possíveis" do matemático e dramaturgo canadiano John Migton. De destacar que a equipa do projeto PTC, constituída por voluntários, tem trabalhado em articulação com a equipa do projeto "Ler Teatro com Ciência" na tradução, para português, de algumas das inúmeras obras dramáticas de tema científico mais recentes, muitas delas já disponíveis no espólio do Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência (CDAPC) da Marionet.

Com direção artística de Mário Montenegro, produção executiva de Francisca Moreira e coordenação de Nuno Geraldo, "Ler Teatro com Ciência" é um projeto que conta com o público para decidir qual a próxima obra a ser traduzida.

 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: Mário Montenegro
Produção executiva: Francisca Moreira
Coordenação do projeto: Nuno Geraldo
Tradução: António Calheiros, Ana Botelho, Ana Val-do-Rio, Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Ricardo Jerónimo, Susana Pires, Nuno Geraldo e Nuno Meireles
Interpretação (leitores confirmados): António Calheiros, Ricardo Jerónimo, Susana Pires, Nuno Geraldo, Francisca Moreira


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12


ACESSIBILIDADE

Acesso a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.


MAIS INFORMAÇÕES

www.marioneteatro.com