Exposição “Da caverna” de ISAQUE PINHEIRO, 8 janeiro a 19 fevereiro, Lisboa

Artes visuais
Exposição “Da caverna” de ISAQUE PINHEIRO, 8 janeiro a 19 fevereiro, Lisboa

Isaque Pinheiro, “Vidro da caverna” (2021)

Descrição:
A Zaratan e o artista Isaque Pinheiro têm o prazer apresentar da exposição “Da caverna” .
O processo criativo é geralmente desenvolvido através de um encadeamento lógico e afunila num determinado resultado premeditado, sendo que toda a suposta racionalidade tem como base a intuição.
A caverna, enquanto sítio primordial, carrega uma certa escuridão que jaz na longa história da vontade humana de conter a sua própria imaginação e de se refugiar da imensidade e luminosidade do mundo.
Os trabalhos apresentados baseiam-se na intuição processual e criativa – desde o momento da conceção das imagens à sua encarnação física, até a convivência entre as peças e com o espaço da galeria – e resultam numa invocação do absurdo e numa ampliação de detalhes surreais. Na caverna vai existir uma (con)fusão pacífica entre toneladas de mármores finamente esculpidos, quilômetros de cabos elétricos e barreiras de persianas para às vezes espreitar a realidade lá fora.

BIO: Isaque Pinheiro (1972). Vive e trabalha no Porto. Da sua prática artística, da sua obra, podemos referir que é um artista que explora diversos meios, revelando uma inquietação contínua onde se cruzam questões clássicas e contemporâneas relacionadas com prática oficinal do artista, e uma intensa reflexão crítica sobre o que vai nos apresentando, assistida duma mestria técnica, pouco vulgar nos dias de hoje. Evidente por exemplo, nas exposições que tem apresentado de escultura, nomeadamente em pedra. É um dos elementos cofundadores dos Maus Hábitos – Espaço intervenção artística em 2001, e cofundador da Saco Azul – Associação Cultural na Cidade do Porto em 2006. Isaque Pinheiro mostrou o seu trabalho em várias galerias de arte, museus e bienais, incluíndo no Stenersen Museum (Oslo, Noruega) Centro Galego de Arte contemporânea em Compostela (CGAC) (Espanha), Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Brasil), Paço Imperial (Rio de Janeiro, Brasil), Museu Soares dos Reis (Porto, Portugal) ,Museu Amadeu de Sousa Cardoso (Amarante, Portugal). A sua obra encontra-se representada nas Coleções da Fundação PLMJ (Lisboa), Fundação EDP | MAAT (Lisboa), Museu Amadeu de Sousa Cardoso (Amarante), Coleção MG (Alvito), Museu da Bienal de Cerveira, Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela), Fundação Caixanova (Espanha), e Fundação Edson Queiroz (Fortaleza, Brasil), e ainda em diversas coleções privadas em vários países.
Atualmente é representado pela Insofar Art Gallery.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artista: Isaque Pinheiro
Direcção Artística: Gemma Noris e José Chaves
Produção: Andreia Páscoa
Assessoria de Imprensa: João Chaves
Assistência e montagem: Feliz Amarelo e Rossana Silva
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432-434. 1250-221 Lisboa
ABERTO | 8 Jan - 19 Fev 2022, Qui-Dom (16:00–20:00)
VISITA GUIADA | 19 Fev, 18:00

/
INFORMAÇÃO SOBRE BILHETEIRA:
Entrada gratuita
[No contexto da pandemia Covid-19, para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara sanitária e a entrada é sujeita a lotação máxima, no respeito das normas de higiene e segurança.] 

/
Link para site:
www.zaratan.pt