Diferente-Mente, espetáculo de teatro inclusivo, 14 e 15 janeiro, Lagos

Teatro
Diferente-Mente, espetáculo de teatro inclusivo, 14 e 15 janeiro, Lagos

Questão Repetida e a Artis XXI promovem espetáculo de teatro inclusivo dedicado aos artistas profissionais com necessidades específicas. O espetáculo Diferente-Mente levará ao palco do Auditório Carlos do Carmo em Lagoa e ao Auditório Duval Pestana, em Lagos, duas performances: “Ser Diferente-Mente” e “Viram a Ana?”.

Diferente-Mente foi desenhado por artistas locais e prioriza a sua participação, contribuindo para a fixação de ar-stas na região, assumindo-se ainda como uma forma de promover actividades culturais durante a época de turismo sazonal média/baixa. O projeto pretende criar espaço para reflexão sobre de que forma a nossa sociedade, atenta e preocupada, olha a inclusão e de que forma esta se manifesta na comunidade arDs-ca. Diferente-Mente assinala ainda a estreia da D'Algibeira Companhia.
Ser Diferente-Mente
Peça de teatro que reúne profissionais do teatro e jovens adultos com características diferenciadoras e as quais, perante uma sociedade altamente competitiva, põem em causa a sua independência e autonomia. Através deste espetáculo irão reverter o papel do avaliador e demonstrar que estas mesmas particularidades têm muitos talentos por explorar. De uma forma diver-da e sub-l, esta peça pretende fomentar o quão importante se torna a expressão dramática, o movimento e a música nesta forma “Diferente-mente” de comunicar. Palavras como Afeto, Amor, Amizade marcam este caminho, esta forma "Diferente-Mente" de ser, de saber estar acompanhando e respeitando cada um, cada diferença, cada individualidade. E com todas estas particularidades traçar o caminho de um grupo tão heterogéneo, mas dotado de uma sensibilidade arDs-ca e humana evidentes.
Viram a Ana?
Performance que tem como ponto de par-da o livro “Viram a Ana?” de Susanna Mattiangeli e Chiara Carrer. Conta a história de uma criança, a Ana, que se perde no mercado onde passeia com a mãe. Começa então a procura da Ana pela sua mãe, que a todos pergunta “Viram a Ana?”. Mas, como é a Ana? Em resposta a esta pergunta, a mãe descreve Ana, que poderia ser uma criança como todas as outras, numa forma única e especial. Ela pode ser muito suave, mas também muito dura, pode ser muito grande, mas às vezes muito pequena, pode ser muito quente e depois fria. Como ela existe somente ela. Interpretação que cruza de uma forma única a arte plástica, a dança e a expressão corporal e onde se desenvolvem questões de identidade: Quem sou? Como me veem os outros? O que me torna único para quem me conhece?

/
FICHA ARTÍSTICA:
Dir. Artística, Ator e Co-Criação - Paulo Azevedo
Dir. Artística, Atriz e Co-Criação/ Lagoa - Francisca Marinheira Dir. Artística, Coreografia e Co-Criação/ Lagos - Albina Petrolati
Atriz, Apoio à Criação e Formadora de Teatro - Rita Machado - Lagoa
Apoio à Criação e Formadora de Teatro - Maria Conceição Gonçalves - Lagos Músico - David Mathei

Artistas com necessidades específicas:
NECI - Centro do Cidadão Incluso (Lagos) - Paulo Azevedo, 12 pessoas e 1 músico Jovens Trabalhadores do Município de Lagoa - 5 (a confirmar)

/
FICHA TÉCNICA:
Dir. Executiva // Elsa Mathei Dir. Produção // Ana Falé Fotografia // Jorge Marques
Figurinos e Cenografia // Ana Baleia Comunicação // Sara Matos Designer Gráfico // Susana Maia
Áudio e Vídeo // Recap, unipessoal Imprensa // Staysharp

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO (para cada um dos locais de apresentação, indique as seguintes informações: morada, telefone/s, endereço/s de e-mail e sítio/s na internet):
14 JAN | Auditório Carlos do Carmo (Lagoa) | 19H00
15 JAN | Auditório Duval Pestana (Lagos) | 19H00
Bilhetes à venda em www.ticketline.sapo.pt | eventos@artis21.pt | 282 180 619
Valor bilhetes: 3€ (gratuito para menores de 18 anos)

/
Contactos
questão.repetida@gmail.com
928 059 612