DGARTES apoia 50 Projetos de Artes Visuais com um milhão de euros

apoio às artes
Apoio às Artes

© Direção-Geral das Artes

A Direção-Geral das Artes apoia 50 projetos de artes visuais, nos domínios da criação e da edição, com uma dotação financeira de um milhão de euros, conseguindo um aumento de 100% em relação ao anterior concurso (em 2020, foram apoiados 25 projetos de artes visuais).

Estes resultados finais, que traduzem um importante reforço do estímulo à oferta cultural nas áreas da arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media, surgem na sequência da abertura inédita de um concurso exclusivamente dedicado às artes visuais, medida que pretendeu ir ao encontro tanto das expetativas dos profissionais destas áreas como das especificidades das várias disciplinas, que anteriormente concorriam juntamente com as artes performativas.

A conjugação de dois fatores terá contribuído, de forma decisiva, para os resultados positivos obtidos neste concurso. O aumento significativo da dotação financeira face a 2020 – mais 510 mil euros – permitiu reforçar todos os patamares financeiros, bem como aumentar o número de patamares de quatro para cinco.

Por outro lado, a atual possibilidade de transição entre patamares – introduzida na sequência da revisão de 2021 do modelo de apoio às artes – possibilitou viabilizar projetos elegíveis que não o seriam por inexistência de dotação financeira no patamar a que se candidataram. Serão apoiadas duas candidaturas no patamar de cinquenta mil euros, cinco no de quarenta, oito no de trinta, onze no de vinte e vinte e quatro no patamar de dez mil euros.

É ainda de salientar que este concurso visa o financiamento de projetos que integram uma ou várias atividades até ao limite de execução de 18 meses, o que contribui para concretizar a estratégia de reforço e dinamismo que a DGARTES tem vindo a imprimir nos últimos programas de apoio. Na mesma linha, sublinha-se a preocupação que este programa de apoio revela com dimensões fundamentais para uma cultura de sustentabilidade, investimento, inovação, transição digital, igualdade de género, promoção da diversidade étnica e cultural, preservação ambiental, inclusão social e coesão territorial, objetivos que foram agora ainda mais valorizados, com impacto direto na avaliação das candidaturas.

Integraram, como especialistas, a Comissão de Apreciação do concurso de 2021 do Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição – Artes Visuais as curadoras Emília Tavares e Sara Antónia Matos.


INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA

Consulte os resultados por área artística, região e patamares financeiros


RESULTADOS FINAIS

Consulte os resultados finais, disponíveis no Balcão Artes 

 

 

 


Data de publicação: 28-02-2022


 

 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: