"Sibí & Pip", pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, 16 e 17 abril, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Teatro
"Sibí & Pip", pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, 16 e 17 abril, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

© VATe - Serviço Educativo da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

Com texto e encenação de Jorge Soares, o espetáculo para a infância "Sibí & Pip", produzido pelo VATe - Serviço Educativo da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, sobe ao palco da Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada, nos dias 16 e 17 de abril.


SINOPSE

"Havia um menino que tinha um chapéu para pôr na cabeça por causa do sol”. Sabem quem é esse menino? Talvez o conheçam. Nasceu em Lisboa, no dia de Santo António, em 1888, e tinha uma imaginação muito fértil. Fernando Pessoa começou a escrever poemas quando tinha sete anos. Além de poemas, o pequeno Fernando também escrevia notícias, charadas e anedotas que depois publicava no jornal O Palrador, completamente elaborado por ele. No entanto, se verificássemos a ficha técnica iríamos constatar que O Palrador, que teve cinco números editados no primeiro trimestre de 1902, tinha direcção de Pedro da Silva Salles e contava com vários “colaboradores”, como Pad Zé, Pip, Dr. Pancrácio e Diabo Azul, entre outros.

Foi nesta mania para inventar outros “eus” – que Pessoa haveria de desenvolver ao longo da vida – que Jorge Soares se inspirou para criar Sibí e Pip, uma viagem entre as pequenas palavras de Pessoa, um espectáculo que é uma viagem pelos textos que Pessoa escreveu na ou para a infância. Uma viagem de comboio, quem sabe: “No comboio descendente, que grande reinação! Uns dormindo, outros com sono, e os outros nem sim nem não”.

Os condutores desta viagem são Sibí (que é um anagrama de íbis), um pássaro inventor de palavras e Pip, o secretário do escritor, guardador da sua arca e dos seus papéis. São eles, juntamente com as personagens que vão saltando de textos como Os ratos, O poema pial, Havia um menino ou o Comboio descendente que nos vão mostrar como é divertido brincar com as palavras e como aquele poeta de chapéu e ar sempre tão circunspecto tinha, afinal, um espírito de menino ladino".


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Desenho de luz: Octávio Oliveira
Desenho de som: Diogo Aleixo
Interpretação e manipulação: Adriana Pereira, Luís Manhita, Raquel Ançã
Construção de marionetas: Adriana Pereira, Jorge Soares, Luís Manhita, Raquel Ançã
Voz off: Afonso Rosa, Luís Vicent


LOCAIS, DATS E HORÁRIOS

16 e 17 de abril (sábado, às 16h00; domingo, às 11h00)
Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite
Almada


MAIS INFORMAÇÕES

ctalmada.pt

 

 

 


A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve é apoiada pela DGARTES.