"Lowlands" de Helder Seabra / 29 abril, São João da Madeira

Fotografia: Pedro Sardinha
SINOPSE
Uma área onde a terra está próxima ou abaixo do nível do mar é chamada planície — lowlands. Lowlands refere-se também à teoria de Freud, que compara a mente a um icebergue — flutua com um sétimo do seu volume acima da água, a única parte visível.
Nesta peça para oito intérpretes, o criador mergulha abaixo do nível do mar, na “mente inconsciente”, e guia os artistas e o público numa viagem através da “sala de espera mental”, onde os pensamentos permanecem até conseguirem atrair o olhar do consciente. Ressurgem instintos primitivos (desejos, medos, vontades, crenças, ansiedades, entre outros) e impulsos mantidos à distância, não dissimulados pelos maneirismos da etiqueta para adultos. A fisicalidade ligada ao inconsciente torna-se a personagem principal; o corpo o seu recurso.
Num encontro entre pessoas num “espaço vazio”, a procura por uma essência comum poderá facilitar uma visão mais profunda da nossa vida quotidiana e da nossa identidade pessoal e coletiva.
Através de uma estética de dança e teatro de elevado nível físico e experimental, visita-se o mundo de sombra da existência, de histórias internas que se desdobram para além da linguagem e da palavra. — Helder Seabra
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
29 de abril de 2022 às 21h30.
Casa da Criatividade, Praça 25 de Abril, São João da Madeira.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Conceito, direção e coreografia: Helder Seabra
Assistente de criação e ensaiadora: Mafalda Deville
Criado e interpretado: por Afonso Cunha, Dinis Duarte/Deeogo Oliveira, Joana Couto, Mário Araújo, Mercedes Quijada/Lea Siebrecht, Pedro Matias e Sara Santervás
Estagiários à interpretação: Gustavo Magalhães, Marta Cardoso
Composição e interpretação musical: Stijn Vanmarsenille
Direção técnica e desenho de luz: Joaquim Madaíl
Cenografia: Israel Pimenta
Design de figurinos: Pedro Ribeiro
Assistente de figurinos: Maria Afonso Coelho
Produção: Instável – Centro Coreográfico
Direção de produção: Rita Santos
Direção de cena: Rita Tavares
Coprodução: Teatro Municipal do Porto
Apoios: Erva Daninha, Lupralnorte, Azeite Tojeira e Plastiborracha Lda
A Instável é apoiada pela Direção-Geral das Artes e pelo programa “Bolsas para a formação Fundação GDA”.
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA
Bilhetes aqui.
Preços: 1ª Plateia - 3€ | 2ª Plateia - 3€.
MAIS INFORMAÇÕES
telefone: +351 225 104 295
email: lugar@companhiainstavel.pt