"A Peça (Em 4 Turnos)" pelo Peripécia Teatro / 5 e 6 de maio, Teatro Vila Real

Fotografia: Peripécia Teatro
SINOPSE
Esta criação é a segunda parte de um ciclo programático relacionado com um grupo de operários têxteis do vale do ave que nos anos 70 decide formar um grupo de teatro amador.
A primeira parte foi o documentário “Operário Amador”, produzido pela Peripécia Teatro, estreado em Outubro de 2021 e realizado por Ramón De Los Santos que acabou por servir de inspiração para esta peça.
A ação da peça acontece em 1984, em Vale de Saramagos - um lugar imaginário (ou nem tanto) profundamente rural que em algumas décadas se tornou um centro de produção fabril e onde os padres e o catolicismo ainda dominam o pensamento das suas gentes.
Os personagens da peça são Arantxa, Lurdinhas, Quim e Fonseca: Quatro operários de uma enorme fábrica, que nas suas horas vagas, formam um grupo de teatro amador. Grupo esse que sofre uma perda enorme: Amaral, o líder do grupo e também operário, morre num acidente na fábrica. Arantxa, uma vasca impulsiva, transparente e com carácter revolucionário, rebela-se contra a atitude dos patrões após o acidente e acaba por acusá-los da morte do seu companheiro arrastando os outros elementos do grupo de teatro para uma situação de ruptura com os gestores da Fábrica.
À beira do colapso das suas vidas laborais e pessoais a ruptura do grupo é iminente, pois contribui para a marginalização destes operários-artistas na sociedade de Vale de Saramagos.
Esta peça é, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os que fazem teatro. Uma homenagem em tom de comédia que nos faz refletir sobre a importância desta atividade que requer esforço, determinação, coragem, em resumo, uma atividade que requer assumir uma forma de vida.
É ainda uma palavra especial a mulheres e homens em vias de extinção que são os atores amadores. Aqueles que abdicam do tempo das suas vidas pessoais para se dedicar a esta arte, cuja única recompensa é unicamente a satisfação de a praticar.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
Teatro de Vila Real / Dia 5 / 21h30.
Teatro de Vila Real / Dia 6 / 21h30.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
CRIAÇÃO COLECTIVA E INTERPRETAÇÃO: NOELIA DOMÍNGUEZ, PATRÍCIA FERREIRA, PEDRO DA SILVA, SÉRGIO AGOSTINHO E TIAGO SANTOS
(MÚSICA ORIGINAL AO VIVO);
APOIO À TÉCNICA VOCAL E CANTO: CARLA SANTOS
ILUMINAÇÃO E SOM: NUNO TOMÁS
DESIGN GRÁFICO: ALEXANDRA TEIXEIRA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: SARA CASAL
DIREÇÃO: JOSÉ CARLOS GARCIA
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA
Bilhetes aqui.
Preço: 5€ / 3,5€ (APLICÁVEIS OS DESCONTOS DO CARTÃO DO TEATRO).
TELEFONE: 259 320 000
EMAIL: BILHETEIRA@TEATRODEVILAREAL.COM
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/12
MAIS INFORMAÇÕES